Escolas de futebol: um inquérito sobre a formação dos treinadores e metodologia utilizada nas escolas de futebol de cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Metodologia, Escolinha, Futebol, TreinoResumo
Uma das causas do constante crescimento do número de escolas de futebol na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul é a ocupação cada vez maior de espaços para a construção civil, devido ao crescimento das cidades, e com isso verifica-se uma diminuição de locais tradicionalmente utilizados. para a prática de futebol na região, como terrenos baldios, pátios das casas, ruas, etc. Este progresso das cidades trouxe também o crescimento da violência e das drogas nas ruas, fazendo com que os pais se sintam seguros com os filhos a praticar futebol num ambiente supervisionado. Outro fator preponderante para o crescimento das escolinhas é a força que os media exercem sobre as crianças, através de campanhas publicitárias junto dos jogadores, o que motiva as crianças a tentarem realizar o sonho de se tornarem jogadores de futebol. Este estudo visa pesquisar quais as metodologias que estão a ser utilizadas nas escolinhas de futebol, bem como a preocupação das escolinhas relativamente à formação dos treinadores. O inquérito foi realizado a sete treinadores de futebol de três cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul que responderam a um questionário fechado contendo sete questões cada. Dos treinadores entrevistados, 85,71% possui formação académica, no entanto 57,14% dos mesmos não possuem especialização sobre formação, talvez devido a pouca experiência, já que a maior parte dos entrevistados, 57,14% exerce a profissão há, no máximo, três anos. O objetivo das escolinhas através da formação centra-se na inclusão social dos alunos, apresentando uma taxa de 57,14%, segundo os treinadores. Maior parte dos treinadores segue a metodologia integrada de treino (57,14%), no entanto quanto à decisão sobre a metodologia a utilizar, 42,86% referiram que é uma decisão do treinador, quanto aos outros 42,86% referiram que existe uma decisão conjunta entre coordenação da escolinha e treinador. Quanto à importância do domínio sobre a metodologia aplicada, 100% dos treinadores responderam que é imprescindível o conhecimento sobre a sua área de atuação
Referências
-Canfield, J.T; Reis, C. O Movimento Humano: Conceitos e uma História. Santa Maria: JTC EDITOR, 1998.
-Costa, L.C.A.; Nascimento, J.V.O Ensino da Técnica e da Tática: Novas Abordagens Metodológicas. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 15. Núm. 2. p. 49-56. 2004.
-Freire, J. B. Pedagogia do Futebol. Londrina: Midiograf, 1998.
-Gomes, R.E.; e colaboradores. Acesso à Carreira de Treinador e Reconhecimento das Entidades Responsáveis pela Formação: Um Estudo com Treinadores Portugueses em Função do Nível de Escolaridade e da Experiência Profissional. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 22. Núm. 2. p. 185-195. 2011.
-Gonçalves, C. E.; e colaboradores. Efeito da experiência do treinador sobre o ambiente motivacional e pedagógico no treino de jovens. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 24. p. 15-26. 2010.
-Matias, A. A. Comportamento de Instrução dos Treinadores de Futebol Infanto-juvenil em Situação de Competição. Castelo Branco-PT, 124 p. Dissertação de Mestrado em Atividade Física. Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2012.
-Polito, L.F.A importância da formação acadêmica em Educação Física para a atuação do técnico de futebol: breve reflexão. Disponível em: <http://www.universidadedofutebol.com.br/Artigo/2064/A+IMPORTANCIA+DA+FORMACAO+ACADEMICA+EM+EDUCACAO+FISICA+PARA+A+ATUACAO+DO+TECNICO+DE+FUTEBOL+BREVE+RE>. Acesso em: 29/08/2013.
-Rezer, R. A prática pedagógica em escolinhas de futebol/ futsal: possíveis perspectivas de superação. Dissertação de Mestrado. UFSC. Florianópolis. 2003.
-Rosado, A.; Mesquita, I. A Formação para ser Treinador. Olhares e Contextos da Performance Nos Jogos Desportivos. Porto. p. 48-57. 2007.
-Scaglia, A. J. Escolinha de Futebol: Uma Questão Pedagógica. Motriz. Vol. 2. Núm. 1. p. 36-43. 1996.
-Triviños, A. N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas. p. 110. 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
