A preferência de metodologia de treinamento e postura profissional dos atletas de futebol de campo da equipe União Atlética Guarulhense (SP), categoria sub 13 masculino
Resumo
A pedagogia dos esportes vem sendo investigada por estudiosos nas últimas décadas, existindo conflitos e comparações, o presente trabalho tem por objetivo diagnosticar a preferência da metodologia de treinamento e postura profissional dos atletas de futebol da equipe União Atlética Guarulhense-SP, categoria sub-13. Os atletas vivenciaram durante duas semanas treinos com atividades práticas para cada método enfatizando suas devidas características, após esse processo foi aplicado um questionário de escala para 30 atletas da equipe. O questionário teve 50%de suas perguntas referente à metodologia de treinamento e 50% sobre a postura profissional. De acordo com os dados colhidos na pesquisa os alunos preferem a metodologia de treino baseado nas novas tendências do esporte, tendo como fator predominante a preferência sobre a postura do profissional que faz uso do estudo em sua prática. O estudo veio reforçar de maneira positiva as afirmações dos autores que se baseiam nas novas tendências e novos métodos de ensino, e teve em todos os casos maior aceitação entre os atletas quando comparado com a metodologia Tradicional. Conclui-se que a metodologia de ensino baseada nas novas tendências do esporte atende as expectativas dos atletas e o professor/técnico que acompanha as evoluções dos estudos do esporte e utiliza em sua prática promove treinos com maior eficácia no processo de ensino aprendizagem.
Referências
-Dietrich, K.; Dürrawächter, G.; Schaller, H. Os grandes jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro. Ao Livro Técnico. 1984.
-Greco, P.J. Iniciação esportiva universal 2: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte. Ed. UFMG.1998.
-Santana, W. C. Ensinar a Aprender. Disponível em: http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciacao.aspx?id=74 Acesso em 17/12/2012.
-Santana, W. C. Ensinar a Cooperar: uma premissa para treinadores de jovens. Disponível em http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_treinamento.aspx?id=68Acesso 05/12/2012.
-Santana, W. C. Por uma educação em valores. Iniciação. Disponível em http://www.pedagogiadofutsal.com.br/interna_iniciação.aspx?id=65acesso 05/12/2012.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).