Variação da glicemia antes e após o treinamento de futebol da categoria sub-17 do Santa Cruz Futebol Clube

  • Flávia de Souza Figueiredo Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da UGF em Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio. Graduação na Universidade de Belo Horizonte - UNIBH - Educação Fí­sica
  • Lindon Jonhson A. de Oliveira Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da UGF em Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio. Graduação em Educação Fí­sica na Universidade de Itaúna - MG. Graduação em Psicologia no Unicentro Newton de Paiva - MG
  • Antonio Coppi Navarro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da UGF em Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio. Doutorando em Engenharia Biomédica - UMC
Palavras-chave: Futebol, Sub 17, Glicemia, Carboidrato

Resumo

O futebol é uma modalidade esportiva caracterizada pela constante mudança de ritmo e intensidade. A categoria sub-17 é composta por jovens atletas de 16 e 17 anos. Os jogadores fazem parte do Clube Santa Cruz Futebol Clube, localizado em Belo Horizonte no bairro Santa Cruz. O futebol é um esporte que consiste em exercícios intermitentes de intensidade variável. Um dos substratos mais utilizados em exercícios de longa duração é o carboidrato, que é armazenado na forma de glicogênio, a glicose. A glicose serve como combustível primário, para a performance do músculo. Objetivo: verificar a variação da glicemia antes e após um treinamento de futebol. Materiais e Métodos: Foram avaliados 6 jogadores de futebol da equipe masculina juvenil, sub-17. Os jogadores foram submetidos a um treinamento com 2 tempos cada um de 35 minutos e intervalo de 10 minutos. A glicemia foi medida antes e após o treinamento. A glicemia capilar foi coletada em ponta do dedo. Resultados: Verificou-se uma diminuição da glicemia antes do treinamento quando comparada com a glicemia após o treinamento. Discussão: Nossos resultados identificaram uma diminuição da glicemia após o treinamento. A estabilidade da glicemia é fundamental para a performance física. Para que o jogador tenha um bom desempenho dois aspectos vão ser fundamentais, a nutrição e o treinamento. O consumo de carboidrato não evita a fadiga apenas a retarda, nas últimas etapas do jogo. Concluiu-se que houve diminuição da glicemia após o treinamento de futebol.

Referências

- Aoki, M.S. Fisiologia, Treinamento e Nutrição aplicados ao Futebol. São Paulo. Fontoura. 2002. p. 21-23.

- Arruda, M.; Barganha, R.J.; Moreira, R.A.C.; Santos, G.F.S.; Tiburzio, A.S. Efeitos da utilização de bebidas hidroeletrolitica sobre a glicemia durante uma aula de ciclismo indoor. São Paulo. Movimento & Percepção. Vol. 6. Num. 9. 2006. p. 95-108.

- Bacurau, R.F. Nutrição e Suplementação Esportiva. 3ª ed. São Paulo. Phorte. 2005. p. 145-163.

- Carvalho, T. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogenica e potenciais riscos para a saúde. São Paulo. Rev Brás Med do Esp. Vol. 9. Num. 2. 2003. p. 47.

- Coyle, E.F. Carboidrato e desempenho atlético. São Paulo. Gatorade Sports Science Institute. Vol. 9. 1997. p. 1-4.

- Santos Filho, J.L.A. Manual de Futebol. São Paulo. Phorte. 2001. p. 14.

- Guerra, I.; Soares, E.; Burini, R.C. Aspectos nutricionais no futebol de competição. Rio de Janeiro. Revista Brasileira Medicina do Esporte. vol. 7. Num. 6. 2001. p. 200-206.

- Hargreaves, M. Ingestão de carboidratos durante os exercícios: Efeitos no metabolismo e no desempenho. São Paulo. Gatorade Sports Science Institute. Vol. 25. 2000. p. 1-3.

- Lancha Júnior, A. H. Nutrição e Metabolismo aplicados a atividade motora. São Paulo. Atheneu. 2002. p. 37-69.

- Mamus, R.; Santos, M.G. Efeitos bioquímicos da suplementação de carboidratos após uma competição simulada de short duatlon terrestre. Rev Port de Ciência e Desporto. Vol. 6. Num. 1. 2006. p. 29-37.

- Monteiro, C.R.; Guerra, I.; Barros, T.L. Hidratação no futebol: uma revisão. Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 9. Num. 4. 2003. p. 238-242.

- Newsholme, E; Leech, T; Duester, G. Corrida Ciência do treinamento e Desempenho. São Paulo. Phorte. 2006. p. 75.

- Pereira, E.F.B.B.; Borges, A.C. Influência da corrida como exercício aeróbio na melhora do condicionamento cardiorrespiratorio. Goiânia. Vol. 33. Num. 7/8. p. 573-578. 2006.

- Pereira, B; Souza Júnior, T.P. Metabolismo Celular e Exercício Físico. Aspectos Bioquímicos e Nutricionais. São Paulo. Phorte. 2004. p. 108.

- Prado, W.L.; Botero, J.P.; Guerra, R.L.F.; Rodrigues, C.L.; Curvello, L.C.; Damasco, A.R. Perfil antropométrico e ingestão de macronutrientes em atletas profissionais brasileiros de futebol, de acordo com suas posições. São Paulo. Rev Bras Méd Esp. Vol. 12. Num. 2. 2006. p. 61-65.

- Rankin, J.W. Efeito da ingestão de carboidratos no desempenho de atletas em exercícios de alta intensidade. Gatorade Sports Science. Vol. 13. Num. 4. 2000. p. 1-6.

- Tirapegui, J. Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física. São Paulo. Atheneu. 2005. p. 29-38.

- Viebig, R.F; Nacif, M.A.L. Recomendações Nutricionais para a Atividade Física e o Esporte. São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte e Dança. Vol. 1. Num. 1. p. 2-14.

- Wolinsky, I.; Junior, J.F.H. Nutrição no Exercício e no Esporte. 2oed. São Paulo. Roca. 2002. p. 19-41. 20- Wilmore, J.H.; Costill, D.L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 2oed. São Paulo. Manole. 2001. p. 117.

Publicado
2009-02-04
Como Citar
Figueiredo, F. de S., Oliveira, L. J. A. de, & Navarro, A. C. (2009). Variação da glicemia antes e após o treinamento de futebol da categoria sub-17 do Santa Cruz Futebol Clube. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 1(1). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/5
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original