Os desafios enfrentados por uma equipe de futebol feminino no Ceará: ormação esportiva

  • Ana Batista Universidade Federal do Ceará-UFC, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • Otávio Nogueira Balzano Universidade Federal do Ceará-UFC, Fortaleza, Ceará, Brasil.
  • João Alberto Steffen Munsberg Universidade La Salle-UNILASALLE, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Palavras-chave: Futebol feminino, Formação esportiva, Iniciação Espotiva

Resumo

O Brasil é conhecido mundialmente como “país do futebol”. Todavia, a modalidade ainda não se apresenta de forma igualitária entre os gêneros e acaba por desprestigiar o futebol de mulheres. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar os fatores relevantes na formação esportiva inicial das atletas de uma equipe de futebol feminino no Ceará. Em termos metodológicos, realizamos uma abordagem qualiquantitativa, analisando as respostas a um questionário focado na temática da formação esportiva no futebol feminino, aplicado a 20 atletas profissionais de um clube cearense. Em relação aos resultados, observamos que de forma expressiva as atletas começaram a jogar bola na rua, seguido de em casa e no colégio. Começaram a ter treinos regulares da modalidade em clubes de futebol e, também, em escolinhas. 80% afirmam terem praticado outro esporte além do futebol, sendo o mais expressivo o futsal. Ainda na formação esportiva, 40% das jogadoras atribuem mérito próprio para o ensino da modalidade futebol e 60% delas atribuem maior apoio/motivação em relação à prática ao um membro da família, como os pais. Considerando os resultados obtidos neste estudo, podemos concluir que, apesar dos avanços, o futebol feminino ainda tem muito a evoluir, principalmente se comparado a categorias de base do futebol masculino. Os achados desta pesquisa podem ser utilizados por órgãos responsáveis pela modalidade a fim de estimular a presença de novas gerações no esporte, visando o crescimento e aperfeiçoamento da modalidade no estado do Ceará e até no país.

Biografia do Autor

Otávio Nogueira Balzano, Universidade Federal do Ceará-UFC, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Professor do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) na Universidade Federal do Ceará (UFC), das disciplinas de Futsal, Futebol, Esportes Coletivos II (licenciatura e bacharelado) e Estágio Supervisionado I, II, III e IV (bacharelado). Formado em Educação Física Plena pelo Instituto Porto Alegre (IPA), especialização em Pedagogia do Esporte pela ESEF-UFRGS. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade La Salle - Canoas. Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e no Treinamento Desportivo no futebol e futsal. Pesquisa na área do desporto de rendimento e formação (futebol e futsal), bem como na formação de professores em Educação Física. Faz parte do grupo de pesquisa CBF Social - Metodologias. e do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural, do(a) Centro Universitário La Salle - Canoas.

João Alberto Steffen Munsberg, Universidade La Salle-UNILASALLE, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação pelo PPGEdu da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas/RS. PPG EDUCAÇÃO nota 5 CAPES. Tese: "Por uma proposta pedagógica na perspectiva da educação intercultural decolonizadora". Mestre em Educação (aprovado com louvor) pela UNILASALLE, em 2015. Dissertação: "O Ensino Médio Politécnico frente às demandas e perspectivas discentes". Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNISINOS, 1980). Licenciado em Geografia (UNISINOS, 1976), em Ensino Evangélico (CSET, IECLB, 1975) e em Estudos Sociais (UNISINOS, 1974). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI), do PPGEdu da UNILASALLE, sob a liderança do Prof. Dr. Gilberto Ferreira da Silva. Ministrante de cursos de formação continuada para professores de educação básica, palestrante e conferencista sobre temas educacionais. Pesquisador sobre educação intercultural decolonizadora. Integrante do projeto de pesquisa "Interculturalidade na formação de professores desde América Latina: perspectivas descoloniais". Atua como professor conteudista, professor validador e professor formador na UNILASALLE. Professor convidado de Pós-Graduação Lato Sensu da UNILASALLE, na modalidade EaD, ministrando aulas nos seguintes Cursos de Especialização: Docência no Ensino Superior, Alfabetização e Letramento, Gestão Educacional, Orientação Educacional, Supervisão Educacional, Educação Básica na Contemporaneidade e Educação Digital. Membro da Comissão Interna de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle (UNILASALLE)

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Publicado
2025-05-25
Como Citar
Batista , A., Balzano, O. N., & Munsberg, J. A. S. (2025). Os desafios enfrentados por uma equipe de futebol feminino no Ceará: ormação esportiva. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 17(67), 45-58. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1493
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

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