Uma proposta "outra" para o ensino do futebol na Educação Fí­sica

  • Otávio Nogueira Balzano PPGEdu UNILASALLE, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Gilberto Ferreira da Silva Docente PPGEdu UNILASALLE, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • João Alberto Steffen Munsberg PPGEdu UNILASALLE, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Pedro Henrique Nascimento Morais Docente Colégio Juvenal de Carvalho, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Palavras-chave: Educação Física, Futebol, Interculturalidade, Decolonialidade

Resumo

A pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta "outra" de ensino do futebol na Educação Fí­sica escolar e na universidade. Trata-se de estudo de cunho bibliográfico exploratório, tendo como suporte teórico pressupostos de especialistas da área esportiva, articulando-se conceitos básicos de Educação Fí­sica com preceitos defendidos por estudiosos da decolonialidade. O trabalho evidenciou que escola básica e universidade brasileiras têm incorporado elementos da modernidade/colonialidade europeia. A Educação Fí­sica, em especial, é permeada pela abordagem tecnicista. A anãlise à luz de pressupostos decoloniais aponta para a abordagem intercultural como alternativa viável para a decolonização do ensino do futebol, na Educação Fí­sica escolar e universitária no Brasil.

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Publicado
2021-05-09
Como Citar
Balzano, O. N., Silva, G. F. da, Munsberg, J. A. S., & Morais, P. H. N. (2021). Uma proposta "outra" para o ensino do futebol na Educação Fí­sica. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(50), 614-623. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1033
Seção
Artigos: Edição Especial