As características do futsal presentes na formação esportiva de jogadores de equipes cearenses sub-20 de futebol
Resumo
Trata-se de uma pesquisa que combina abordagens quantitativa e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário com 12 questões fechadas, a 86 jogadores de três equipes que participaram do Campeonato de Futebol Cearense sub 20 de 2023. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes (86,2%) praticou/treinou futsal antes de iniciar no futebol; 34,5% dos atletas treinaram futsal até os 15 anos de idade; 32,2% dos atletas começaram a treinar futsal em escolinhas esportivas/formativas; 88,5% afirmaram que o futsal pode ser o melhor início para a formação do jogador de futebol profissional; 67,8% não teve nenhuma dificuldade na transição do futsal para o futebol; e 14,9% tiveram dificuldade na transição para o futebol, apontando o tamanho do campo como principal problema de adaptação. A pesquisa concluiu que o futsal é uma modalidade esportiva que está presente na formação esportiva dos atletas de futebol participantes deste trabalho e que pode ser uma modalidade introdutória aos que pretendem apostar na carreira de jogadores de futebol.
Referências
-Andrade, M.X. A transição de atletas do futsal para o futebol: um estudo descritivo. Dissertação de Mestrado. UFRGS. Porto Alegre. 2020.
-Andrade, M.X.; Voser, R.C. A transição de atletas do futsal para o futebol. Porto Alegre. Editora Secco. 2022.
-Balzano, O.N. O ensino do futebol na perspectiva decolonial: desgastando a produção de sujeitos “pés de obra” - da formação na educação superior aos clubes de Futebol. Tese de Doutorado em Educação. Universidade La Salle. Canoas-RS. 2020.
-Balzano, O.N.; Lunardelli, E.R.; Basso, E. Dois Um Brasil – um método genuinamente brasileiro no ensino do futsal e futebol. São Paulo. Editora Fontoura. 2020.
-Barboza Junior, F.L. Os efeitos do treinamento de futsal na performance do futebol 7 society, na perspectiva dos atletas da UFC. TCC. UFC. Fortaleza. 2022.
-Barros, R. O papel do Futsal na formação do jogador de Futebol. Manual do Homem Moderno. 2013. Disponível em: O papel do futsal na formação do jogador de futebol (manualdohomemmoderno.com.br). Acesso em: 16/10/2023.
-Barros Junior, E.S.; Araújo, W.C. A importância do futsal na formação esportiva do jogador de futebol. Revista Diálogos em Saúde. Vol. 1. Núm. 2. 2018.
-Bastos, A.L. Relação entre os movimentos do futsal para utilização intrínseca no futebol. Universidade do Futebol Revista Digital. São Paulo. 2010. Disponível em: http://universidadedofutebol.com.br/relacao-entre-os-movimentos-do-futsal-para-utilizacao-intrinseca-no-futebol/ Acesso em: 01/06/2022.
-Bello Junior, N. A Ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro. Sprint. 1998.
-Bettega, O.B. Iniciação ao futebol: diversidade esportiva ou especificidade? Universidade do Futebol Revista Digital. São Paulo. 2014. Disponível em: http://universidadedofutebol.com.br/iniciacao-ao-futebol-diversidade-esportiva-ou-especificidade/ Acessado em: 01/06/2022.
-Bueno, M.A. A influência do futsal na formação dos jogadores profissionais: análise sobre os conceitos técnicos aplicados ao futebol brasileiro atualmente. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. Núm. 18. São Paulo. 2013.
-Carvalho, P.L. O.; Sousa, R.C. Futebol Total: uma proposta metodológica de formação de atletas para o futebol 11. TCC em Educação Física. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. 2023.
-Casarin, R.V. Relação do futebol com o futsal. Universidade do Futebol. Revista Digital. São Paulo. Ano 2017. Disponível em: https://universidadedofutebol.com.br/relacao-do-futebol-com-o-futsal/. Acesso em: 04/05/2023.
-Casarin, R.V.; Cella, F. A formação do jogador de futebol no Brasil: um estudo sobre a importância da graduação em Educação Física para os profissionais que atuam na área. TCC. UFRGS. Porto Alegre. 2008.
-Coelho, R.W.; Santos-Silva, P.R.; Greco, P.J.; Ugrinowitsch, H.; Benda, R.N. O Futsal como ferramenta metodológica no treinamento do Futebol: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Núm. 6. 2010. p. 216-224.
-Cunha Neto, P.S. A influência da prática regular de futsal na formação de atletas profissionais de futebol do Clube Atlético Paranaense. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. Núm. 17. 2013. p. 221-226. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/download/ 213/190.
-Estigarribia, R.C. Aspectos relevantes na iniciação ao futsal. TCC. PUC-RS. Porto Alegre. 2005.
-Fonseca, C. Futsal: o berço do futebol brasileiro. São Paulo. Aleph. 2007.
-Guedes, S.L. O Brasil no campo de futebol: estudos antropológicos sobre os significados do futebol brasileiro. Niterói. EDUFF. 1998.
-Klent, U.; Voser, R.C. Futsal e futebol de campo - parceiros ou adversários? Disponível em: http://www.futsalbrasil.com.br/artigos/2008. Acesso em: 07/06/023.
-Minayo, M.C. O desafio do conhecimento. São Paulo/Rio de Janeiro. HUCITEC-ABRASCO.1994.
-Olina Neto, V.; Triviños, A.N.S. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre. UFRGS/Sulina. 1999.
-Moresi, E. Metodologia da pesquisa. Brasília. Universidade Católica de Brasília. 2003. p. 5. Disponível em: https://docplayer.com.br/889693-Metodologia-da-pesquisa.html. Acesso em: 05/04/2023.
-Müller, E.S. Comportamentos táticos no futsal. Estudo comparativo a escalões de formação e ao futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade do Porto. Porto. Portugal. 2009.
-Parreira, A. Futsal: técnica, tática e preparação física. Rio de Janeiro. Sprint. 2004.
-Ré, A.N. Características do futebol e do futsal: implicações para o treinamento de adolescentes e adultos jovens. Revista EFDeportes.com. Buenos Aires. Ano 13. Num. 127. 2008.
-Sá, F.; Cardoso, J.A.F.M.; Silva, R.O.; Navarro, C.A. A influência do futsal nas posições de atletas de futebol do Santos Futebol Clube. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Núm.5. 2010. p. 105-115.
-Santana, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas-SP. Autores Associados. 2008. 144 p.
-Sant’anna, M.V.; Fernandes, R.N.; Marques, H.F.; Menezes, M. S.; Bovo, V.A. O segredo do futebol brasileiro futsal e futebol de base. São Paulo. D3 Educacional. 2022.
-Sardinha, T. Transição do futsal para o futebol. Ciência da Bola. 2023. Disponível em: https://www.cienciadabola.com.br/blog/transicao-do-futsal-para-o-futebol. Acesso em: 16/10/2023.
-Soares, G.J.A.; Melo, S.B.L.; Bartholo, L.T.; Rocha, A.P.H. Jovens Esportistas: profissionalização no futebol e a formação na escola. Revista Motriz. Vol. 17. Núm. 2. 2011. p. 252-263.
-Sousa, J.L. A expansão da prática de futebol 7 society na Regional I de Fortaleza/CE. TCC. UFC. Fortaleza. 2022.
-Venlioles, F.M. Escola de futebol. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
-Voser, R.C.; Giusti, J.G. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. 2 edição. Porto Alegre. Penso. 2015.
Copyright (c) 2025 Francisco Wheylon Faustino Ferreira, Otávio Nogueira Balzano, João Alberto Steffen Munsberg, Ana Beatriz Chaves Vasconcelos, Edilson Medeiros de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).