Perfil caracterizador e análise de golos do Campeonato do Mundo de Futebol de 2013 de Beach Soccer

  • Edvaldo pedroza junior Universidade Federal de Pernambuco
  • Henrique Gerson Kohl Universidade Federal de Pernambuco
  • Breno Guilherme de Araujo Tinoco Cabral Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2013, Beach Soccer, Perfil caracterizador, Análise de golos

Resumo

O trabalho em questão tem como objetivo analisar, interpretar e caracterizar os tipos de ações ofensivas, zonas espaciais de finalização de onde foram marcados os golos, média de golos, ataques mais positivos, tempo em que os tentos foram marcados e percentagem de posse de bola dos jogos realizados no Campeonato do Mundo de Futebol de 2013. Num primeiro momento, foram analisados ​​32 jogos feitos a partir de transmissões pelos canais SPORTV e TV Bandeirantes, bem como observações feitas através dos vídeos dos golos disponibilizados pelo site oficial da FIFA. No que respeita aos procedimentos estatísticos recorreu-se à estatística descritiva do tipo absoluta, relativa e média. Num segundo momento, os dados analisados ​​foram comparados à literatura científica pertinente. Analisando os dados recolhidos observou-se que foram marcados 231 golos nas 32 partidas realizadas durante o mundial, numa média de 7,2 golos por jogo,ocorrendo golos em todos os tipos de ações ofensivas padronizadas, porém com uma maior percentagem de incidência de ataque posicional seguido de bola parada. Em relação às zonas espaciais, que utilizamos como padrão de classificação, ocorreram golos em quase todas as zonas, com excessão de duas zonas espaciais, havendo maior ocorrência na zona ofensiva centro. Podemos constatar que ocorreram golos através de todas as ações táticas ofensivas, sendo o ataque posicional e a bola parada as formas mais eficazes de chegar ao golo. No que respeita à zona de origem da baliza, ocorreram golos em quase todas, com excepção das zonas defensiva esquerda e zona defensiva direita. Podemos afirmar que a maioria dos golos se deu com ataque posicional, na zona ofensiva central e nos minutos finais, com a equipa vencedora com mais posse de bola.  

Referências

-Anderson, C.; Sally, D. Os números do jogo: por que tudo que você sabe sobre futebol está errado. Editora Paralela. São Paulo. 2013.

-Beach Soccer: Regras do Jogo. Confederação Brasileira de beach Soccer. São Paulo. 2012.

-Bezerra, R.B.; Navarro, A.C. Análise de gols da VI Taça de Clubes 2010 na categoria sub 20 feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 6. Núm. 19. p. 51-57. 2014.

-Bráz,T.V. A análise de jogo no futebol: considerações sobre o componente técnico-tático, planos de investigação, estudos da temática e particularidades do controle das ações competitivas. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. Núm. 15. p. 28-43. 2013.

-Dias, R.M.R.; Santana, W.C. Tempo de incidência dos gols em equipes de diferentes níveis competitivos na Copa do Mundo de futsal. Buenos Aires. Revista Digital Lecturas. Educación Física y Deportes. Núm. 101. 2006.

-Drubscky, R. O Universo Tático do Futebol: Escola Brasileira. Belo Horizonte. Editora Health. 2003.

-Ganef, E.; Reis, F.P.C.; Almeida, E.S.; Navarro, A.C. Influência do Goleiro Linha no Resultado do Jogo de Futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 3. p. 186-192. 2009.

-Garganta, J. Modelação tática de jogo de futebol: Estudo da organização da fase ofensiva em equipas de alto rendimento. Universidade do Porto Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física. Dissertação de Doutorado. 1997.

-Histórico do Beach Soccer. Disponível em: http://pt.fifa.com/beachsoccerworldcup/destination/history/index.html. Acessado em 01/03/2014.

-Leitão, R.A. Futebol: Análise qualitativas e quantitativas para verificação e modulação de padrões e sistemas complexos de jogo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. 2004.

-Pedroza Júnior, E.T. Perfil caracterizador e análise de gols da seleção brasileira de beach soccer na Intercontinental Cup Dubai 2012. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 6. Núm. 19. p. 51-57. 2014.

-Santos, M.A.B.; Navarro, A.C. Analise de gols na Copa do Mundo de Futsal 2008. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Núm. 4. p. 33-36. 2010.

Publicado
2015-10-31
Como Citar
junior, E. pedroza, Kohl, H. G., & Cabral, B. G. de A. T. (2015). Perfil caracterizador e análise de golos do Campeonato do Mundo de Futebol de 2013 de Beach Soccer. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(25), 366-372. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/351
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original