Uma análise da influência do paí­s sede no seu desempenho nas edições da Copa do Mundo de futebol masculino

  • Fernando de Jesus Moreira Junior Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Copa do Mundo, País sede, Desempenho

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar a influência do paí­s sede no seu desempenho nas edições da Copa do Mundo de Futebol Masculino, ou seja, verificar se o fato de um paí­s sediar uma edição de Copa do Mundo influencia positivamente no seu desempenho durante a Copa. Para realizar esse estudo, foram consideradas todas as edições das Copas do Mundo realizadas entre 1930 e 2018, totalizando 21 edições, sendo que, para fins de análises, o ano de 2002 foi considerado duas vezes por possuir dois paí­ses sede. Para a análise dos dados foram utilizados percentuais, estatí­sticas descritivas (média, máximo e mí­nimo), gráficos e os testes não-paramétricos do Sinal e de postos sinalizados de Wilcoxon. Os resultados mostraram que ficou evidenciado de forma significativa uma melhoria na posição da seleção quando ela é paí­s sede se comparada com as demais edições da Copa, onde há um ganho médio de 5,12 em termos de posição final na Copa do Mundo quando a seleção é o paí­s sede. Isso sugere que os quatro paí­ses que sediarão as próximas duas Copas do Mundo deverão obter uma posição final melhor do que nas últimas edições em que participaram (com exceção do Qatar que será estreante), mas que provavelmente não chegarão a campeões, pois precisariam obter um ganho de posição maior do que o ganho médio histórico.

Biografia do Autor

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil.

Departamento de Estatí­stica, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil.

Referências

-Anderson, C.; Sally, D. Os números do jogo: porque tudo o que você sabe sobre o futebol está errado. São Paulo. Paralela. 2013.

-Bottaro, L. E. V. Análise de Scout em partidas de futebol: Finalizações da equipe do Cruzeiro Esporte Clube nos jogos da Taça Libertadores da América de 2009. TCC de Bacharel em Educação Física. Belo Horizonte. Universidade Federal de Minas Gerais. 2009.

-Franciscon, M. Futebol: Regras e Legislação. Editora Gráfica Ltda. 12ª edição. 1997.

-Oliveira, B. M.; Dias, D. F.; Alves, A, L.; Ferreira, J. C.; Mezêncio, B.; Soncin, R. Modelos de análise do Scout para o futebol baseado na Copa do Mundo de 2014. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Núm. 26. p.413-418. 2015.

-Proni, M. W. A metamorfose do futebol. Campinas-SP. Unicamp. IE. 2000.

-Rodrigues, A. L P.; Barbosa, F. M. Análise de desempenho da seleção brasileira de Futebol na Copa do Mundo de Futebol de 2018. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 11. Núm. 42. p.3-7. 2019.

-Silva, P .R. S.; Visconti, A. M.; Roldan, A.; Teixeira, A. A. A.; Seman, A. P.; Lolla, J. C. C. R.; Godoy, R.; Lepéra, C.; Pardini, F. O.; Firmino, M. T.; Zanin, M. T.; Roxo, C. D. M. N.; Rosa, A. F.; Basílio, S. S.; Monteiro, J. C. S.; Cordeiro, J. R. Avaliação Funcional Multivariada em jogadores de futebol profissional: Uma metanálise. Acta Fisiatrica. Vol. 4. Num. 2. p. 65-81. 1997.

-Vendite, C.; L.; Moraes, A. C.; Vendite, L. Scout no Futebol: Uma Análise Estatística. Conexões. Vol. 1. Núm. 2. p.183-194. 2003.

Publicado
2020-08-26
Como Citar
Moreira Junior, F. de J. (2020). Uma análise da influência do paí­s sede no seu desempenho nas edições da Copa do Mundo de futebol masculino. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(47), 80-86. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/882
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original