Os agentes de futebol: perfil, ingresso e percurso de formação
Resumo
Perante o cenário, os profissionais necessitam de procurar uma formação integral e atualizações contínuas em diversas áreas, visando a compreensão alargada da sua profissão, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de carreira do atleta de futebol. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar o perfil, o ingresso e a trajetória de agentes de futebol responsáveis pela gestão de carreira de atletas profissionais. Esta pesquisa qualitativa, de corte transversal, exploratória e descritiva, teve como participantes do estudo dez agentes de futebol, regularizados na Confederação Brasileira de Futebol e com um mínimo de três anos de inscrição. Para tal, foi realizada uma entrevista semiestruturada, na qual foram respeitados todos os preceitos éticos. Os resultados indicam que a média de idades dos agentes entrevistados é de quarenta anos e a média de experiência é de dez anos. Todos os entrevistados admitem influências para ingressar na carreira e obtiveram experiências prévias noutras áreas da modalidade ou noutros ramos antes de ingressarem na função. Os agentes de futebol declararam formações académicas em oito licenciaturas e apenas quatro entrevistados referiram a realização de cursos de formação complementar na área. Compreendeu-se não possuir caminho único de formação a ser percorrido para se tornar um agente de futebol, no entanto, as formações complementares efetuadas e, sobretudo, as experiências vivenciadas ao longo da profissão, conjuntamente com o networking adquirido, poderão ditar a trajetória profissional. Estes achados contribuirão para o entendimento das relações entre agentes de futebol e atletas de futebol profissionais e auxiliarão os demais envolvidos e os clubes de futebol sobre a gestão de carreira na modalidade, colaborando de maneira indireta para o campo desportivo.
Referências
-Almeida, D. H.; Souza, R. M. A influência dos pais no envolvimento da criança com o esporte durante a iniciação esportiva no futebol, em uma escolinha de Campo Bom-RS. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Núm. 30. p. 256-268. 2016.
-Antonini, C. V. A importância da relação entre a liderança e a motivação na organização. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza. Vol. 10. Núm. 225. p. 1-18. 2022.
-Barbosa. F. O. A importância de uma gestão de liderança. Monografia. Faculdade de Administração do Centro Universitário do Planalto Central. Gama. 2022.
-Barros, L. Agente desportivo de futebol: um estudo das qualidades necessárias para a carreira. Monografia. Faculdade de Administração da Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul. 2020.
-BOL - uol.com.br - mai. 2023. Disponível em: https://www.bol.uol.com.br/esporte/2023/05/12/irma-de-lateral-do-sevilla-e-empresaria-e-quer-desbravar-universo-da-bola.htm. Acesso em: 14/05/2023.
-Cabrera, G. C. O regulamento nacional de intermediários da Confederação Brasileira de Futebol à luz do direito civil brasileiro. Monografia. Curso de Direito de Contratos da Insper Instituto de Pesquisa. São Paulo. 2018.
-Carvalho, A. D. A profissão do empresário desportivo: uma lei simplista para uma atividade complexa? Revista Jurídica do Desporto. Porto. Vol. 2. Núm. 1. p. 251-275. 2004.
-Cavalcanti, E. A.; et al. Nos bastidores do futebol: as relações entre atleta/empresário do ponto de vista da memória de jogadores profissionais. Revista Recorde. Vol. 15. Núm. 2. p. 1-17. 2022.
-CBF - Confederação Brasileira de Futebol - fev. 2023. Disponível em: https://conteudo.cbf.com.br/cdn/202201/20220103142001_775.pdf. Acesso em: 04/04/2023.
-CBF Academy - youtube.com - dez. 2021. Disponível em: https://youtu.be/6w1LKBT8mnY. Acesso em: 02/06/2023.
-CBF Academy - Confederação Brasileira de Futebol Academy - jan. 2023. Disponível em: https://www.cbf.com.br/cbfacademy/pt-br/cursos/74-programa-de-formacao-de-intermediarios-de-futebol. Acesso em: 23/02/2023.
-Conrad, M. The business of sports: a primer for journalists. 2. ed. New York: Taylor & Francis e-Library. 2011.
-Fensterseifer, A. B. Produção científica sobre futebol: uma investigação do estado do conhecimento das dissertações e teses produzidas no Brasil. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2016.
-Ferreira, R. M.; Moraes, L. C. Influência da família na primeira fase de desenvolvimento da carreira de nadadores medalhistas olímpicos brasileiros. Revista Motricidade. Vol. 8. Núm. 2, p. 42-51. 2012.
-FIFA - Federation International de Football Association - jan. 2023. Disponível em: https://digitalhub.fifa.com/m/1e7b741fa0fae779/original/FIFA-Football-Agent-Regulations.pdf. Acesso em: 30/04/2023.
-Fonseca, G. M.; Stela, E. S. Família e esporte: a influência parental sobre a participação dos filhos no futsal competitivo. Revista Kinesis. Vol. 33. Núm. 2. p. 41-60. 2015.
-Freire, G. C. O papel da família e dos pares em trajetórias de risco e conflito: a perspectiva de jovens. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica Portuguesa. Porto. 2020.
-Futebol Interativo - youtube.com - mar. 2021. Disponível em: https://youtu.be/ptVT2ID4aRA. Acesso em: 10/06/2023.
-Ge - globoesporte.com - abr. 2023. Disponível em: https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2023/04/27/exame-para-agente-de-futebol-quase-metade-nao-passa-na-prova-da-fifa.ghtml. Acesso em: 30/04/2023.
-Green, M.; Ghaye, T. The Emergent Practices of English Football Agents. Journal of Global Sport Management. 2021.
-Machado, J. B. A influência do intermediário e o agenciamento de carreiras desportivas no futebol. Dissertação de Mestrado. Instituto Universitário da Maia. Maia. 2021.
-Minarelli, J. A. Superdicas de networking para sua vida pessoal e profissional. Editora Saraiva. 2017.
-Moeletsi, D. M. Athlete-agent agency in the South African sport industry. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia e Gestão do Esporte da Universidade de Joanesburgo. Joanesburgo. 2019.
-Monteiro, V. B. Um ensaio sobre os reflexos da Lei Pelé na gestão financeira dos clubes de futebol. Revista de Gestão e Negócios do Esporte. Vol. 6. Núm. 1. p. 102-120. 2021.
-Paoli, P. B.; Silva, C. D.; Soares, A. J. Tendência atual da detecção, seleção e formação de talentos no futebol brasileiro. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 2. Núm. 1. p. 38-52. 2008.
-Parrish, R.; et al. Promoting and supporting good governance in the european football agents industry. Zagreb. European Commission Representation and Rijeka. University of Rijeka. 2019.
-Pereira, F. N.; Garcia, A. Amizade e escolha profissional? influência ou cooperação. Revista Brasileira de Orientação Profissional. Vol. 8. Núm. 1. p. 71-86. 2007.
-Poli, R.; Rossi, G. Football agents in the biggest five european football markets. In: Cies Football Observatory - fev. 2012. Disponível em: https://football-observatory.com/IMG/pdf/report_agents_2012-2.pdf. Acesso em: 07/03/2022.
-Profissão Jogador - youtube.com - ago. 2018. Disponível em: https://youtu.be/6sDWYosWB7M. Acesso em: 09/05/2023.
-Quero Ser Jogador - youtube.com - mar. 2015. Disponível em: https://youtu.be/JTOyu8dWpcQ. Acesso em: 08/05/2023.
-Ribeiro, R. P.; Nunes, S. C.; Lopes, H. E. As carreiras proteana e sem fronteiras e as âncoras de carreira: um estudo com profissionais da área da saúde em Minas Gerais. Revista Gestão e Regionalidade. Vol. 34. Núm. 102, p. 94-115. 2018.
-Rodrigues, A. O regime fiscal das sociedades desportivas e o enquadramento tributário da atividade dos empresários desportivos. Dissertação de Mestrado em Ciências Jurídico Econômicas. Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Porto. 2012.
-Silverman, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre. Artmed. 2009.
-Soares, J. G. Do agente de jogadores ao intermediário: a problemática da regulação FIFA. Dissertação de Mestrado em Gestão do Desporto. Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Lisboa. 2015.
Direitos de Autor (c) 2025 Rodrigo Carlet, Marcos Xavier de Andrade, Manoel Eduardo do Prado Shamah, Luciano de Oliveira Elias, Rogério da Cunha Voser

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
