Fomentação e contributos da modalidade de futsal no estado de São Paulo para o futebol de formação utilizando como exemplo o caso competições da federação paulista de futebol de salão - FPFS: considerações para a prática simultânea entre o futsal e o fute
Resumo
O presente estudo tem como objetivo, a proposição de um diálogo quantiqualitativo no que se refere à prática integrada das modalidades futsal e futebol relacionadas às suas categorias de base - masculino. Partindo do case competições da Federação Paulista de Futebol de Salão - FPFS e, por meio de uma pesquisa descritiva e bibliográfica acerca do enredo e das formas de organização e disputa das competições oficiais neste contexto, nos valemos de resultados relativos à quantidade de categorias; equipas; número aproximado de atletas; e, jogos realizados, na condição de potenciadores do fenómeno ora suscitado. Logo, em consonância com os dados apresentados, o que se pode inferir é no panorama acerca da prática do futsal e, sua compilação nos mostra um mapeamento assertivo acerca da riqueza de informações relacionadas à prática da modalidade no estado de São Paulo-SP. Neste sentido, o fomento da modalidade e a sua prática a nível estadual (treinos e jogos oficiais) tende a oferecer às crianças e jovens praticantes um elevado número de minutagem em quadra (tempo de prática). Assim, se bem aproveitado pelos clubes de futebol participantes das competições elencadas, espera-se ser possível utilizar os números referencias apresentados na ampliação da captação de novos jogadores, para uma posterior inserção nos processos da prática simultânea/integração entre futsal e o futebol, contribuindo para que o atleta obtenha ganhos significativos nos aspetos técnicos e táticos, culminando, inclusive, na transição natural e definitiva para o futebol, ou também com a possibilidade real de se jogar futsal com fim nele mesmo.Referências
-Andrade, M.X.; Voser, R.C. A Transição de Atletas do Futsal para o Futebol. Porto Alegre. Secco Editora. 2022.
-Antonelli, M.O.; Moreira, R.L. Futebol Potencializado pelo Futsal. 2018. Disponível em: http://www.soccerpoweredbyfutsal.com
-Antunes, C.; Pool, R.; Ericsson, A. Direto ao Ponto: os segredos da nova ciência da expertise. São Paulo. Gutenberg. 2017.
-Balzano, O.N. Dois Um Brasil: um método genuinamente brasileiro no ensino do futsal e futebol. Várzea Paulista. Fontoura. 2020.
-Daolio, J (org.) A Superstição no Futebol Brasileiro. In: Daolio, J. (org.) Futebol, Cultura e Sociedade. Autores Associados. 2005. 03-19.
-Daolio, J.; Velozo, E.L.; A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte. Pensar a Prática. Vol. 11. Núm. 01. 2008. p. 09-16.
-Da Matta, R. Esporte na Sociedade: um ensaio sobre o esporte brasileiro. In: Da Matta, R.; Flores, L.F.B.N.; Guedes, S.L.; Vogel, A (orgs.) Universo do Futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro. Pinakotheke. 1982. 19-42.
-FPF. Federação Paulista de Futebol. Competições. 2023. Disponível em: https://www.futebolpaulista.com.br/Competicoes/Tabela.aspx.
-FPFS. Federação Paulista de Futebol de Salão. Onde Tudo Começou. 2023. Disponível em: https://www.federacaopaulista defutsal.com.br/novo/.
-Machado Filho, R.M. Efeitos de um treinamento fí¬sico sobre a aptidão fí¬sica de escolares praticantes de futsal da cidade de Niterói-RJ. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 10. Núm. 39. 2018. p. 462-466. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/616.
-Freire, J.B. Pedagogia do Futebol. 3ª edição. Campinas. Autores Associados. 2011.
-Gladwell, M. Outliers (fuera de serie): the story of succsess: por que unas personas tienen exito y otras no. Madrid. Desbolsillo. 2017.
-Marques Filho, C.V.; Dias, M.B.M.; Galatti, L.R.; Scaglia, A.J.; Voser, R.C., Montagner, P.C. As disciplinas de futsal nos cursos de educação física: um olhar a partir dos referenciais da pedagogia do esporte. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 29 Núm. 03. 2021. p. 01-21.
-Pinto, C.F.F.; Santos, N.S.A.S.; Costa, R.R. Futsal feminino: caracterização do passe como um dos comportamentos táticos na transição ofensiva. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 13. Núm. 52. 2018. p. 178-184. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index. php/rbff/article/view/1095.
-Reverdito, R.S.; Scaglia, A. J.; Pedagogia do Esporte: os jogos esportivos de invasão. São Paulo. Phorte. 2009.
-Sant’Anna, M.V.; Fernandes, R.N.; Marques, H.F.; Menezes, M.S.; Bovo, V.A. O segredo do futebol brasileiro - futsal e futebol de base: prática simultânea e integrada do futsal e do futebol de base: modelos de gestão e evidências para os processos de captação, formação, transição. São Paulo. D3 educacional. 2023.
-Scaglia, A.J. O futebol e as brincadeiras de bola: a família dos jogos de bola com os pés. 1ª edição. Phorte. 2010.
-Silva, F.A.; Cruz, F.J.A.O. A aplicação da tática de goleiro linha e sua influência no resultado de uma partida de futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 15. Núm. 62. 2023. p. 123-131. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1328.
Direitos de Autor (c) 2025 Rodrigo Neves Fernandes, Matheus Cassita, John Koumantereas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).