Efeitos de um treinamento físico sobre a aptidão física de escolares praticantes de futsal da cidade de Niterói-RJ

Rubem Machado Filho

Resumo


Com o passar dos anos a popularidade do futsal vem aumentando no Brasil, assim como o futebol, esse fato se deve muito à sua prática na escola, devido ao espaço reduzido existente para prática da Educação Física. Baseado nesse contexto, o estudo em questão tem como objetivo avaliar os efeitos de um treinamento físico sobre a aptidão física de escolares da cidade de Niterói-RJ. A população foi composta por 33 meninos escolares de 11 a 15 anos de idade, pertencentes ao Ensino Fundamental uma escola da Rede Estadual de Educação da cidade de Niterói-RJ. Os dados foram resumidos por meio de frequências, medidas de posição e medidas de dispersão e a determinação do tamanho do efeito (effect size). Para análise comparativa intragrupos (pre-pós) aplicou-se o Teste não paramétrico de Wilcoxon. A análise intragrupo dos voluntários mostra que, com exceção da corrida 20 m, houve melhora significativa da aptidão física em todas as demais variáveis ao final do treinamento. Porém, quando se avalia o efeito do treinamento, observa-se efeito insignificante para as variáveis impulsão horizontal, impulsão vertical, medicine ball e corrida 6 min e pequeno efeito para corrida 20 m. As práticas específicas de modalidades esportivas referentes ao futsal apresentaram como sendo importantes para melhoria das capacidades motoras dos escolares.

 

ABSTRACT 

Effects of a physical training on the physical fitness of futsal practice schools of Niterói city-RJ

Over the years the popularity of futsal has been increasing in Brazil, as well as soccer, this fact is due to its practice in school, due to the reduced space available to practice Physical Education. Based on this context, this study aims to evaluate the effects of physical training on the physical fitness of schoolchildren in the city of Niterói-RJ. The population was composed of 33 school boys from 11 to 15 years old, belonging to Elementary School a school of the State Education Network of the city of Niterói-RJ. The data were summarized by means of frequencies, position measurements and dispersion measurements and effect size determination. For intra-group comparative analysis (pre-post) the Wilcoxon non-parametric test was applied. The intragroup analysis of the volunteers shows that, with the exception of the 20 m run, there was a significant improvement in physical fitness in all other variables at the end of the training. However, when evaluating the effect of the training, an insignificant effect is observed for the variables horizontal impulse, vertical impulse, medicine ball and run 6 min and small effect for running 20 m. The specific practices of sports modalities related to futsal presented as being important for improving the motor skills of schoolchildren.


Palavras-chave


Futsal; Aptidão Física; Escolares

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