Papel do treino específico de guarda-redes sobre o conhecimento tático de jovens guarda-redes de futebol
Palavras-chave:
Futebol, Guarda-redes, conhecimento táticoResumo
Ao longo dos últimos anos, têm sido observadas significativas modificações tático-técnicas na atuação dos guarda-redes, o que reclama a adoção de treinos específicos para suportar tais exigências. A partir desta assunção, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento tático ofensivo de jovens guarda-redes com e sem treino específico. A amostra foi constituída por 42 guarda-redes dos 13 aos 17 anos que participaram em campeonatos regionais. Houve a criação de dois grupos: grupo treinado (GT) e grupo não-treinado (GNT). Para a avaliação do conhecimento tático ofensivo foi aplicado o protocolo TCTOF-BR, que tem as dimensões “conhecimento tático”, “princípios táticos operacionais”, “elementos tático-técnicos coletivos”, “conhecimento de regras” e “tomada de decisão” (p>0,05). Os guarda-redes treinados apresentaram uma melhor pontuação no conhecimento tático (ES=1,18; p=0,01), princípios táticos operacionais (ES=1,00; p=0,02), elementos tático-técnicos coletivos (ES=1 ,27; p=0,01), o conhecimento das regras (ES=1,06; p=0,01) e a tomada de decisão (ES=1,08; p<0,01). Conclui-se que os treinos específicos de guarda-redes contribuíram para o desenvolvimento de competências e para a elevação de conhecimentos ligados ao futebol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
