Construction of tactical defensive knowledge of futsalthrough training in game form

  • Lucas Vieira Santos Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Viçosa
  • Osvaldo Costa Moreira Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
  • Leandro Corrêa Guimarães Universidade de Brasí­lia
  • Próspero Brum Paoli Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Viçosa
Keywords: Futsal, Training, Tactic

Abstract

This article is dedicated to the defensive tactic training of Futsal, that both evolved in recent years and contributes to the reduction of the number of goals and also for the development of offensive systems, and its teaching and learning so that you can create in students / athletes skills so they can individually and in groups behave in the best way forward to the challenges posed by various offensive systems that still exist and may arise. Accordingly, this study aimed to make a literature review about the construction of tactical defensive knowledge of Futsal, through training in game form.

Author Biographies

Lucas Vieira Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Viçosa

Bacharel e Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa

Osvaldo Costa Moreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Bacharel e Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Musculação e Personal Trainning pela Universidade Castelo Branco. Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é professor Assistente 2 do Curso de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa em Atividade Fí­sica e Saúde da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Atua também, como revisor cientí­fico dos periódicos: Revista Brasileira de Futebol, Revista Brasileira de Futebol e Futsal, Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercí­cio, Brazilian Journal of Biomotricity, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano e Acta Scientarium - Health Science. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Atividade Fí­sica e Saúde, Fisiologia do Exercí­cio, Avaliação Fí­sica e Funcional, Treinamento de Força e Fatores de Risco Cardiovascular.

Leandro Corrêa Guimarães, Universidade de Brasí­lia

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade de Brasí­lia (2011). Membro do Grupo de Pesquisa do Laborótorio de Psicologia do Esporte e da Atividade Fí­sica/UnB, atuando principalmente em pesquisas sobre as influências das variáveis cognitivas e perceptivas sobre o processo de ensino-aprendizagem das habilidades técnico-táticas, avaliando os modelos pedagógicos que fundamentam o treinamento esportivo.

Próspero Brum Paoli, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Viçosa

Doutor em Educação Fí­sica e Cultura pela Universidade Gama Filho (2007). É professor da Universidade Federal de Viçosa desde 1986, atuando no Colégio de Aplicação (CAP/COLUNI/UFV) e no Departamento de Educação Fí­sica. É Professor e um dos Coordenadores do Curso de Especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa, desenvolvendo as Disciplinas Treinamento Tático e Treinamento Técnico. Trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: Dimensões Sócio-Históricas do Futebol; Detecção e seleção de talentos no futebol; Treinamento tático no futebol; Gestão do esporte e do lazer.

References

-Bayer, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa: Dinalivro, 1994.

-Costa, F. R.; Paoli, P. B.; Silva, C. D. A importância dos jogos adaptados na iniciação aos esportes coletivos. Lecturas: Educación Física y Deportes. Ano 12. Núm. 117. 2008.

-Filgueira, F.M; Greco, P.J. Futebol: Um estudo sobre a capacidade tática no processo ensino aprendizagem treinamento. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 1. Núm. 2. p. 53-65. 2008.

-Garganta, J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Lecturas: Educación Física y Deportes. Ano 8. Núm. 45. 2002.

-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: Graça, A.; Oliveira, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2ªedição. Porto. Universidade do Porto, 1995.

-Greco, P. Conhecimento técnico-táctico: o modelo pendular do comportamento a das acções tácticas nos desportos colectivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício. Vol. 0. p. 107-129. 2006.

-Greco, P. J. O componente tático. Material didático do curso de Mestrado em Ciências do Esporte. Escola de Educação Física da UFMG Belo Horizonte.1992.

-Matveiev, L. Fundamentos do treino desportivo. Livros Horizonte. 1977.

-Paoli, P. B. Treinamento Tático. Material didático do curso de pós-graduação em Futebol da Universidade Federal de Viçosa. 2008.

-Paoli, P. B.; Grasseli, A. S. Jogos adaptados na iniciação do futebol de campo. Viçosa-MG: BD Empreendimentos. Canal Quatro. 2006.

-Santana, W. C. Metodologia da Participação. Londrina. LIDO. 1996.

-Santana W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.

-Santos, L. V. Proposta de jogos adaptados como forma de aprendizagem/treinamento dos princípios da tática defensiva do Futsal. TCC. Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Educação Física. 2010.

-Souza, P. Validação de teste para avaliar a capacidade de tomada de decisão e o conhecimento declarativo em situações de ataque no Futsal. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Belo Horizonte. 2002.

-Tiegel, G. Curso de futebol. Material didático do curso de mestrado em ciências do esporte. Escola de Educação Física da UFMG. Belo Horizonte. 1994.

Published
2013-01-27
How to Cite
Santos, L. V., Moreira, O. C., Guimarães, L. C., & Paoli, P. B. (2013). Construction of tactical defensive knowledge of futsalthrough training in game form. RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football, 5(15). Retrieved from https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/173
Section
Scientific Articles - Original

Most read articles by the same author(s)