Pressupostos teóricos que orientam o trabalho prático dos treinadores de escolas de iniciação de Futsal

  • Brisa Duarte Olivete Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Elto Legnani Bacharelado em Educação Física, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Gabriel Jungles Fernandes Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Guilherme Jungles da Rosa Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Larissa Mileski Pires Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Rodrigo Brasil Custódio Guimarães Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Rosana de Souza Bordim Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Wesllen Gian Carvalho Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Futsal, Metodologia do futsal, Ensino aprendizagem no futsal

Resumo

O futsal é um esporte praticado em quase todo o mundo. Embora seja um esporte recente, suas regras evoluí­ram rapidamente, provocando profundas alterações nos aspectos fí­sico, técnicos e táticos do jogo. Entre as crianças, sua prática se inicia de forma precoce e em nosso país, as escolas de futsal são as grandes responsáveis pela iniciação esportiva de nossas crianças, no entanto, a maioria delas não possui uma metodologia organizada. A respeito do processo de ensino-aprendizagem do futsal, tanto na iniciação como no alto rendimento, percebe-se que uma grande variedade de processos metodológicos são adotados pelos treinadores e instrutores dessa modalidade. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo investigar os pressupostos teóricos que orientam o trabalho prático dos treinadores de escolas de iniciação de futsal. Participaram do estudo 12 instrutores de futsal, os quais ministram aulas em escolas de futsal na cidade de Curitiba. Para coleta de dados foi utilizado um formulário especí­fico, previamente elaborado e composto por questões abertas guiadas por um roteiro de questões, o qual permitiu uma organização flexí­vel e ampliação dos questionamentos à medida que as informações foram sendo fornecidas pelo entrevistado. Traçando uma correlação entre a entrevista e a observação prática, foi possí­vel observar que os treinadores foram coerentes, já que suas ações durante o treinamento se assemelharam com as condutas por eles declaradas. Comparando os dados coletados com o que a literatura recomenda, verificou-se que, nas escolas pesquisadas, o processo de ensino do futsal está fundamentado nas teorias mais recentes sobre a iniciação esportiva no futsal, demonstrando uma boa qualidade dos treinadores e coordenadores.

Referências

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Publicado
2016-01-25
Como Citar
Olivete, B. D., Legnani, E., Fernandes, G. J., da Rosa, G. J., Pires, L. M., Guimarães, R. B. C., Bordim, R. de S., & Carvalho, W. G. (2016). Pressupostos teóricos que orientam o trabalho prático dos treinadores de escolas de iniciação de Futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(27), 467-473. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/268
Seção
Artigos: Edição Especial