Análise da composição corporal e de ní­veis de aptidão fí­sica de escolares praticantes de Futsal em relação aos í­ndices sugeridos pelo projeto esporte Brasil (PROESP-BR) em fase preparatória para competições escolares

Autores

  • Lúcio Marques Vieira Souza Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-SE, Brasil. Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura (SEDUC), Aracaju-SE, Brasil.
  • Rodrigo Garcia Fiorillo Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí­. Paranavaí­-PR, Brasil.
  • Higor Santos Fonseca Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí­. Paranavaí­-PR, Brasil.
  • Stevan Ricardo dos Santos Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí­. Paranavaí­-PR, Brasil.
  • Jymmys Lopes dos Santos Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-SE, Brasil.
  • Patrí­cia Morgana Ferreira Santos Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), Aracaju-SE, Brasil.
  • Clésio Andrade Lima Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-SE, Brasil.
  • Matias Batista Santos Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), Aracaju-SE, Brasil.
  • Silvan Silva de Araújo Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), Aracaju-SE, Brasil.
  • Matheus Amarante do Nascimento Departamento de Educação Fí­sica, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí­. Paranavaí­-PR, Brasil.

Palavras-chave:

Futsal, Aptidão física, Escolares

Resumo

No Brasil, o Futsal quando comparado com outras modalidades esportivas coletivas, é um dos esportes mais praticados no âmbito escolar, principalmente pelos adolescentes, porém, durante a partida diversas ações fí­sicas e motoras exigem que os seus praticantes tenham um certo ní­vel de aptidão fí­sica. Diante disto, o presente estudo teve como objetivo analisar a composição corporal e os ní­veis de aptidão fí­sica de escolares praticantes de Futsal em relação aos í­ndices sugeridos pelo Projeto Esportivo Brasil (PROESP-BR) comparando-os com outros estudos que também analisaram os ní­veis de aptidão fí­sica de jovens praticantes de futsal. A amostra foi composta por 18 adolescentes do sexo masculino com idade entre 12 e 14 anos (13 ± 0,8 anos) matriculados numa escola pública da cidade de Neópolis-SE. Para a obtenção dos dados foi utilizada a bateria de medidas e testes referentes ao PROESP-BR. Foram coletados peso e altura para cálculo do IMC. Para as variáveis da aptidão fí­sica foram analisadas o IMC e a flexibilidade. Os resultados foram analisados e comparados com os dados oferecidos pelo PROESP-BR. Os dados também foram comparados a estudos que também analisaram os ní­veis de aptidão fí­sica de jovens praticantes de futsal. Conclui-se que durante uma preparação de equipes escolares de futsal, mesmo que os alunos/atletas já estejam com bons ní­veis dos componentes da aptidão fí­sica relacionada a saúde, os treinamentos sistematizados de modalidades esportivas oferecem a possibilidade para que estes ní­veis sejam otimizados, elevando a qualidade de vida e o bem-estar dos praticantes. 

Biografia do Autor

Lúcio Marques Vieira Souza, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-SE, Brasil. Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura (SEDUC), Aracaju-SE, Brasil.

Lúcio Marques Vieira Souza concluiu o Mestrado em Educação Fí­sica (UFS), 2016-2018, mais especificamente na área de concentração de Adaptações Morfofuncionais do Exercí­cio Fí­sico. Atualmente é aluno de Doutorado na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor Efetivo da SEED/SE - Secretaria de Estado da Educação de Sergipe, atuando como treinador na Modalidade Esportiva Volei de Praia no Centro de Esportes Escolares do DEF/SEED - Departamento de Educação Fí­sica. É Delegado Adjunto de Sergipe da Federação Internacional de Educação Fí­sica (FIEP). É graduado em Licenciatura Plena pela Universidade Tiradentes (UNIT/SE), 2003-2007. Concluiu a Especialização em Fisiologia do Exercí­cio Aplicado ao Treinamento e à Saúde na Faculdade de Sergipe (ESTÁCIO/FASE), 2007 -2008. Concluiu a Especialização em Gestão em Saúde Pública na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), 2015-2017. Teve experiência como Docente no Curso de Bacharelado em Educação Fí­sica da Faculdade Maurí­cio de Nassau - Aracaju e Membro do Núcleo de Docentes Estruturantes, 2017-2018. Foi professor convidado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2017, para ministrar a disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino do Futebol e Futsal. Foi professor convidado na Faculdade Montenegro (FAM), 2015-2016, ofertando disciplinas. Teve experiência como Professor de Educação Fí­sica do Ensino Fundamental e Médio na Prefeitura de Igreja Nova-AL, 2012-2016. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Educação Fí­sica Escolar, Treinamento Esportivo no Futsal, Treinamento Funcional, Ginástica Laboral, Avaliação Fí­sica e Treinamento de Força, Gestão em Espaços Fitness, podendo atuar principalmente nos seguintes temas: Educação Fí­sica, Saúde e Qualidade de Vida, Atividade Motora, Fisiologia do Exercí­cio, Treinamento Esportivo, Cinesiologia e Biomecânica do Movimento Humano. Atualmente estuda aspectos fisiológicos e bioquí­micos do exercí­cio fí­sico de alta intensidade relacionado ao estresse oxidativo e danos musculares. Professor convidado para Especialização Lato Sensu. Ministra Cursos e Palestras em vários eventos pelo Brasil.

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Publicado

2020-01-19

Como Citar

Souza, L. M. V., Fiorillo, R. G., Fonseca, H. S., dos Santos, S. R., Santos, J. L. dos, Santos, P. M. F., … Nascimento, M. A. do. (2020). Análise da composição corporal e de ní­veis de aptidão fí­sica de escolares praticantes de Futsal em relação aos í­ndices sugeridos pelo projeto esporte Brasil (PROESP-BR) em fase preparatória para competições escolares. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(44), 375–381. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/810

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Seção

Artigos Cientí­ficos - Original

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