Análise da influência de ações técnico-táticas no desempenho de equipes de Futsal através do Scout

  • Matheus Vazquez Nascimento Universidade Metropolitana de Santos, Santos-SP, Brasil.
Palavras-chave: Futsal, Scout, Desarme

Resumo

Introdução: O scout é relatório com diversos dados, números e observações que fornecem um feedback sobre situações que ocorrem durante toda a partida e que vêm sido utilizada no futsal. É uma ferramenta que pode auxiliar a comissão técnica a observar o desempenho da equipe através dessas estatí­sticas, sendo assim, se a comissão técnica souber utilizar esses dados, poderão usá-los em prol da melhoria do desempenho da equipe. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa é analisar se um melhor desempenho das ações técnico-táticas coletadas através do scout resulta na vitória de uma equipe no futsal e qual ação técnico-tática pode influenciar e ser determinante para a vitória de uma equipe. Materiais e Métodos: Foram analisados por ví­deo, 28 jogos do Campeonato Paulista de Futsal, sendo feito o scout de todos esses jogos através de uma planilha com as ações técnico-táticas e um aplicativo para a coleta da posse de bola. As variáveis analisadas foram: posse de bola, finalizações e desarme. Resultado: Após a análise vimos que as equipes que ganharam as partidas tiveram um maior número de desarmes: 27,2±3,9, e um número maior de finalizações: 18,6±5,1, porém não tiveram um número maior de posse de bola: 49,40%±6,70%, em relação as equipes que perderam, que tiveram um número de desarmes: 22,3±4, de finalização: 14,9±3,6 e de posse de bola: 50,60%±6,70%. Conclusão: Contudo, podemos concluir que, as ações técnico-táticas, finalização e desarme, podem ser as ações que mais influenciam na vitória de uma equipe numa partida de futsal. Já a posse de bola, não mostrou influência significativa no desempenho positivo das equipes, podendo não ser um fator de suma importância no futsal.

Biografia do Autor

Matheus Vazquez Nascimento, Universidade Metropolitana de Santos, Santos-SP, Brasil.

Auxiliar Técnico e Analista de Desempenho do Ocian Praia Clube, clube de futsal que disputa a Primeira Divisão do Campeonato Paulista de Futsal, Brasil.

Referências

-Cunha, S. A.; Binotto, M.R.; Barros, R.M.L. Análise da variabilidade na medição de posicionamento tático no futebol. Revista paulista de educação física. São Paulo. Vol.15. p.111-116. 2001.

-Duarte, R. Análise da utilização da posse de bola durante o processo ofensivo no futsal. Contributo para a determinação da Eficiência Colectiva. Motri. Santa Maria da Feira. Vol. 4. Núm. 2. p. 77-82. 2008.

-Hernández Moreno, J. Análisis de las estructuras del juego deportivo. 2ª edição. Barcelona. Inde Publicaciones. 1998.

-Leitão, R.A.A. Análises Qualitativas e Quantitativas para Verificação e Modulação de Padrões e Sistemas Complexos em Jogos. Conexões. Vol. 2. Núm. 2. 2004.

-Miloski, B.; Pinho, J.; Freitas, C.; Marcelino, P.; Arruda, A. Quais ações técnico-táticas realizadas durante as partidas de futsal podem discriminar o resultado de vitória ou derrota? Revista Brasileira de Educação Física

e Esporte. Vol. 28. Núm. 2. p. 203-209. 2014.

-Oliveira, L. L.; Tamanini, L.; Dornelles, R. F. M.; Brancher, E. A. A relação entre o número de finalizações, passes e desarmes de bola com o resultado final em jogos de Futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 10. Núm. 37. p. 221-227. 2018.

-Pereira, J.L. Correlação entre desempenho técnico e variáveis fisiológicas em atletas de futebol. Dissertação de Mestrado em Educação Física. UFPR. 2008.

-Petreça, D.R.; Garcia, M. C.; Petreça, L. E.; Colvero, S.; Flores, A. Análise de scout de uma equipe profissional de futsal no campeonato catarinense. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm. 34. p.265-272. 2017.

-Pittoli, T. E. M. Scout no futsal: o que os números mostram sobre o jogo. TCC. Rio de Janeiro. 2008.

-Santana, W.C. A incidência de contra-ataque em jogos de futsal de alto rendimento. Pensar a Prática. Vol. 10. Núm. 1. p. 153-162. 2007.

-Santos, F. O índice de aproveitamento dos contra-ataques é superior aos das jogadas ofensivas de posse de bola. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 3. Núm. 7. p. 37-44. 2011.

-Silva, P.M.M.O. A análise do jogo em Futebol. Um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com. Dissertação de Mestrado. Lisboa: FMH-UTL. 2006.

-Vendite, C.C.; Vendite, L.L.; Moraes, A.C. Scout No Futebol: Uma Ferramenta para a Imprensa Esportiva In Congresso brasileiro de ciências da comunicação. Rio de Janeiro, UERJ. Trabalho apresentado ao NP 18 -

Comunicação e Esporte. do V Encontro dos Núcleos de pesquisa da Intercon. p. 1-10. 2005.

Publicado
2020-08-26
Como Citar
Nascimento, M. V. (2020). Análise da influência de ações técnico-táticas no desempenho de equipes de Futsal através do Scout. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 12(47), 46-51. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/875
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original