A utilização de jogos educativos para o aprendizado do futebol nas categorias de iniciação sub 11

  • Persio Jordano Monteiro Programa de Pós-Graduação Lato sensu da UGF em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
  • Rinaldo Alexandre Cardoso Programa de Pós-Graduação Lato sensu da UGF em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
  • Paulo Edison da Cruz Junior Programa de Pós-Graduação Lato sensu da UGF em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futebol, Iniciação, Jogos, Jogo educativo

Resumo

O presente artigo vai procurar visualizarmos o jogo como instrumento educacional e facilitador no ensino aprendizagem do futebol, desmitificando a idéia que o jogo futebol aliena e propondo uma metodologia em que o jogo tem papel principal na superação de um paradigma em que a vitória a qualquer custo vale mais do queo prazer do jogo. Desta forma, abordaremos temas que irão além do ensino puramente técnico do jogo, sem deixar de lado a busca constante pela excelência, portanto, esta dentro deste estudo analisarmos outros aspectos que tange a pedagogia do esporte. Assim, nos apoiando em autores que acreditam em um jogo que vá alem das regras básicasdo futebol como Freire (2003), Scaglia citado po Piccolo (1999), Santana (2004), Rose Junior (2002), Scaglia e Reverdito (2009), Kunz(2001), Piccolo (1999), Betti (1997) Montagner(1999)entre outros. Verificou-se que sem deixar a margem o bom ensino pratico do futebol, tem-se a necessidade de colocar questões relativas à dimensão conceitual e atitudinal, como valores culturais, morais e sociais que devem sem duvida incorporar os programas, devem configurar no rol das funções de todo professor.

Referências

-Betti, I.C. Rangel. Reflexões a respeito do esporte como meio educativo na educação física escolar. Kinesis. Santa Maria. Núm.15. 1997. p.39.

-Caillois, R. Os jogos e os homens. Lisboa. Cotovia. 1990.

-Campos, P.M. O gol é necessário. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. 2001.

-Costa, C.F. Futsal Aprenda a Ensinar. Visual books. Florianópolis. 2007. p.33.

-Daolio, J. Cultura educação física e futebol. Unicamp. Campinas. 2003.

-Freire, J.B.; Scaglia, A.J. Educação como pratica corporal. São Paulo. Scipione. 2003.

-Freire, J.B. Pedagogia do Futebol. Campinas. Autores Associados. 2003.

-Frisselli, A.; Mantovani. M. Futebol teoria e pratica. Phorte. São Paulo. 1999.

-Huizinga. Homo ludens. São Paulo. Perspectiva. 1995.

-Kunz, E. Transformação didático pedagógico dos esportes. 4ª edição. Ijuí. Unijui. 2001.

-Kishimoto, T.M. Jogos infantis: O jogo a criança e a educação, Petropolis, RJ, vozes, 1999. p.15

-Montagner, P.C. A formação do jovem atleta e a pedagogia da aprendizagem esportiva. Unicamp. Campinas. 1999.

-Piccolo, V.N. Pedagogia dos esportes. 3ª edição. Campinas. Papirus. 1999.

-Reverdito, R.S.; Scaglia, A.J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo. Phorte. 2009.

-Rossetto Junior, A.J. e colaboradores. Jogos educativos: Estrutura e Organização da Prática. 4ª edição. São Paulo. Phorte. 2008.

-Rose Junior, D. Esporte e atividade na infância e adolescência: Uma abordagem multidiciplinar. Porto Alegre. Artmed. 2002.

-Santana, W.C. Pedagogia do esporte na infância e complexidade. In Paes, R.R.; Balbino, H.F. Pedagogia dos esportes: Conteúdos e Perspectivas. Rio de janeiro. Guanabara Koogan. 2005.

-Santana, W.C. Futsal: Apontamentos Pedagogicos na Iniciação e na Especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.

-Samulski, D.M. in. Scalon, R.M. (org). A psicologia do esporte e a criança. Porto Alegre. Edipucrs. 2004. p.149-153.

-Scaglia, A.J. Escola de futebol: Uma pratica pedagógica. In Piccolo, V.L.N. (org). Pedagogia dos esportes. Campinas. Papirus. 1999.

-Scaglia, A.J. A Pedagogia do esporte e suas responsabilidades sócio-educativas. Disponivel em: http:// www.cidadedofutebol.com.br>. 2009.

Publicado
2012-02-05
Como Citar
Monteiro, P. J., Cardoso, R. A., & da Cruz Junior, P. E. (2012). A utilização de jogos educativos para o aprendizado do futebol nas categorias de iniciação sub 11. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(7). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/72
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original