Sistemas táticos: análise da utilização e eficácia nos jogos da Copa América de Futebol 2011

  • Cyro Garcia Soares Leães Mestre em Ciências Aplicadas a La Actividad Fisica y El Deporte - Universidad de Cordoba (UCO), Espanha. Mestre em Ciências da Saúde - Universidade de Brasí­lia (UnB). Coordenador do Departamento de Atividade Fí­sica e Saúde do Centro Integrado de Saúde - CISA
  • Bruno de Castro Xavier Graduado em Educação Fí­sica (PUC-RS)
  • Ivana Guedes de Souza Graduada em Educação Fí­sica (IPA). Especialista em Cinesiologia do Movimento Humano
Palavras-chave: Sistemas táticos, Análise de jogo, Organização de equipes

Resumo

Introdução e objetivo: A forma de organização das equipes de futebol éum fator importante e influenciador de rendimento. Diferentes escolas futebolísticas desenvolvem formas organizacionais e estratégicas peculiares, caracterizando sua prática do jogo de forma pontual e internacionalmente conhecida. Desde o início da prática do futebol, inúmeras maneiras de distribuição dos jogadores em campo foram testadas e algumas, consolidadas até os dias atuais. A partir do WM, de Chapman, em 1925, modificações estruturais foram feitas e sistemas táticos específicos foram criados. Este estudo tem como objetivo verificar qual sistema tático utilizado obteve mais pontos disputados nos jogos da Copa América de Futebol 2011. Materiais e Métodos: o estudo trata-se de uma análise estatística descritiva. Todas as partidas oficiais da Copa América de Futebol 2011 foram analisadas e os dados obtidos através do software de análise de jogo Data Factory (provedor oficial da Conmebol) computados em planilhas desenvolvidas no software Microsoft Excel 2010. Resultados e Discussão: observou-se que os sistemas defensivos foram pouco utilizados, mostrando um estabelecimento de conceitos ofensivos de jogo, e que os sistemas que se caracterizam por apresentarem maior concentração de jogadores nos setores defensivos do campo, foram os que apresentaram maiores valores percentuais para derrota, demonstrando que não há evidências de que sistemas táticos baseados em posicionamentos defensivos sejam satisfatórios no que tange ao resultado do jogo. Conclusão:não existem evidências que comprovem a importância e relevância de um fator exclusivo e independente para garantir o resultado de vitória.

Referências

-Cano, J.B. Manual Del Fútbol. Barcelona. Editorial Hispano Europea. 1973.

-Carravetta, E. O jogador de futebol. Técnicas, treinamento e rendimento. Porto Alegre. Editorial Mercado Aberto. 2001.

-Coelho, P.V. Os 50 maiores jogos da copa do mundo. São Paulo. Panda Books. 2006.

-Ferreira, R.B.; Paoli, P.B.; Costa, F.R. Proposta de scout tático para o futebol. EFDeportes.com. Ano 12. Núm. 118. 2008.

-Giulianotti, R. Sociologia do Futebol. Dimensões históricas e socioculturais do esporte das multidões. São Paulo. Nova Alexandria. 2002.

-Godik, M. Futebol Preparação dos futebolistas de alto nível. Rio de Janeiro. Editora Grupo Palestra Sport. 1996.

-Herbst, D. Soccer. How to play the game. The official Playing and Coaching Manual of the United States Soccer Federation. New York. Universe Publishing. 1999.

-Lauffer, R.; Kater, A. Women ́s Soccer –techniques, tactics & teamwork. New York. USA. Sterling Publishing Company. 2001.

-Leães, C. Futebol -Treinamento em Espaço Reduzido. Porto Alegre. Editora Movimento. 2003.

-Melo, R. Sistemas e Táticas para Futebol. 2ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. 2000.

-Parreira, C.A. Evolução Tática e Estratégias de Jogo. 1ª Edição. Brasília. Escola Brasileira de Futebol. 2005.

-Rocha, R.A.S.G. Análise da evolução dos sistemas táticos do futebol brasileiro. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Vol. 8. Núm. 26. 2010.

-Santos, E. Caderno técnico-didático: futebol. Brasília. MEC. 1979.

-Silva, P.R.S. e colaboradores. Avaliação funcional multivariada em jogadores de futebol profissional: uma metanálise. Acta Fisiátrica. Vol. 4. Núm. 2. p. 65-81. 1997.

-Tostão. Tostão: Lembranças, Opiniões, Reflexões sobre Futebol. 1ª Edição. São Paulo. Dorea Books. 1997.

Publicado
2012-02-11
Como Citar
Leães, C. G. S., Xavier, B. de C., & Souza, I. G. de. (2012). Sistemas táticos: análise da utilização e eficácia nos jogos da Copa América de Futebol 2011. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(8). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/86
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original