Análise quantitativa de cartões amarelos e vermelhos durante o decorrer dos jogos do campeonato Brasileiro de futebol profissional série A de 2008

  • Andre Luiz Costa Programa de Pós Graduação Lato sensu da UGF em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Profissional de Educação Fí­sica graduado pela UNESA - Rio de Janeiro
  • Roni Roberto Augusto dos Passos Programa de Pós Graduação Lato sensu da UGF em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento. Profissional de Educação Fí­sica graduado pela UNIMONTE - Santos
Palavras-chave: Futebol, Violência, Árbitros de futebol, Cartões

Resumo

Desenvolveu-se o presente trabalho com o objetivo de quantificar e analisar em termos de tempo os cartões (amarelos e vermelhos), aplicados pelos árbitros de futebol durante os jogos do campeonato brasileiro de futebol profissional de 2008. O futebol se caracteriza por ser uma atividade física decontato direto com o adversário no campo de jogo que requer esforços de alta intensidade e de grande desgaste físico. Com o passar dos anos, a média das distâncias percorridas pelos jogadores durante uma partida de futebol aumentaram consideravelmente, com isso, os árbitros de futebol além de bom conhecimento técnico, estes devem apresentar bom condicionamento físico para acompanhar o desenvolvimento do jogo.Estas novas demandas esportivas trouxeram a necessidade da presença de elementos e instâncias neutras e mediadoras para promoverem, interdependências estabelecidas pelos árbitros no que tange o desempenho de sua função e controle da violência. O caráter flexível e interpretativo das regras em sua aplicação gera discórdias a respeito da temática. A coleta de dados foi realizada através das súmulas oficias dos jogos onde estão relatados os cartões e em que tempo foram aplicados para os atletas que se encontram arquivadas na Confederação Brasileira de futebol (CBF).

Referências

-Borsari, J.R. A evolução do futebol: O combate à violência e o resgate da ética e do fair play. São Paulo. EPU. 2002.

-Brunetti, A.P.; Adolfo, J.; Brum, P.P.; Sampaio, V.M.; Dantas, E.H.M.; Santos, M.A.A. Influência da ordem da sessão do treinamento concorrente sobre a resposta aguda do lactato sangüíneo, freqüência cardíaca e do consumo de oxigênio. Fitness & Performance Journal. Rio de Janeiro. Vol. 7. Núm. 5. 2008. p. 326-331.

-Confederação Brasileira de Futebol. Regras Oficias de Futebol. 2ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. 2004.

-Frisselli, A.; Mantovani, M. Futebol: Teoria e Prática. São Paulo. Phorte. 1999.

-Weineck, J. Futebol Total: O treinamento físico no futebol. São Paulo. Phorte. 2000.

-Matos, J.A.B.; Aidar, F.J.; Mendes, R.R.; Lômeu, L.M.; Santos, C.A.; Pains, R.; Silva, A.J.; Reis, V.M. Capacidade de aceleração de jogadores de futebol. Fitness & Performance Journal. Rio de Janeiro. Vol. 7. Núm. 4. 2008. p. 224-228.

-Melo, R.S. Futebol: Da Iniciação ao Treinamento. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.

-Moraes, M. Futebol é Arte. Rio de Janeiro. Mis Editorial. 2002.

-Moreira, S.B. A evolução de fatores individuais de desempenho na elite do futebol mundial, entre 1970 e 1998. Fitness & Performance Journal. Rio de Janeiro. Vol. 7. Núm. 2. 2008, p. 107-111.

-Perry, V. Código Brasileiro Disciplinar de Futebol e Legislação Complementar Ordenamento e Comentários. 2ª edição. Rio de Janeiro. Lúmen júris. 2000.

-Santos, A.C.; Rodrigues, J.J.F. Análise da instrução do treinador de futebol. Comparação entre a preleção de preparação e a competição. Fitness e Performance Journal. Rio de Janeiro. Vol. 7. Núm. 2. 2008. p. 112-122.

-Silva, A.I. Bases Científicas e Metodológicas para o Treinamento do Árbitro de Futebol. Curitiba. 2005.

-Unzelte, C. O livro de Ouro do Futebol. 3ª edição. São Paulo. Ediouro. 2002.

Publicado
2012-02-05
Como Citar
Costa, A. L., & dos Passos, R. R. A. (2012). Análise quantitativa de cartões amarelos e vermelhos durante o decorrer dos jogos do campeonato Brasileiro de futebol profissional série A de 2008. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(7). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/73
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original