Efeitos do treinamento de futsal em atletas juvenis sobre a composição corporal e desenvolvimento da potência dos grupos musculares dos membros inferiores

  • Fernanda Helena Machado Nascente Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da UGF Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio. Licenciatura plena em Educação Fí­sica - Centro Universitário Metodista
  • Luis Eduardo da Conceição da Silva Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da UGF Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio. Licenciatura plena em Educação Fí­sica e Especialista em Atividade Fí­sica e Saúde pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Marcelo Boni da Silva Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da UGF Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio. Licenciatura pela em Educação Fí­sica - Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Rafaela Liberali Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da UGF Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio
Palavras-chave: Futsal, Antropometria, Desenvolvimento da potência, Adolescentes

Resumo

O Propósito do presente estudo foi comparar o efeito do treinamento físico nas alterações da composição corporal e no desenvolvimento da potência muscular dos membros inferiores, de jovens atletas de futsal, no período preparatório e competitivo com duração total de 8 meses. A amostra composta de n = 15 atletas do gênero masculino, de 17 a 20 anos da categoria sub-20, foram submetidos a medidas antropométricas, de peso, estatura e espessura de dobras cutâneas (tríceps, supra-ilíaca, subescapular e abdominal), no primeiro e no oitavo mês de treinamento. A partir dessas medidas foram determinados o índice de massa corporal, percentual de gordura através do protocolo de Faulkner, massa corporal magra e massa gorda. O desenvolvimento da potência foi analisado no primeiro e no último mês de treinamento através do programa computadorizado ERGO JUMP, antes e após o treinamento. Na composição corporal, a massa corporal, o percentual de gordura, massa corporal magra, o índice de massa corporal e as dobras cutâneas subescapular, triciptal e abdominal apresentaram diferenças estatisticamente significativa. A estatística mostrou no teste de potência, os resultados no salto do primeiro mês para o salto do oitavo mês, houve uma melhora no desempenho da potência muscular dos membros inferiores, significativo. Conclui-se que a melhora da composição corporal e da potência dos membros inferiores teve uma evolução em conseqüência do treinamento sistemático de futsal.

Referências

- Barbanti, V.J. Dicionário de educação física e esporte. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2003

- Campeiz, J.M.; Oliveira, P.R. Análise comparativa de variáveis antropométricas e anaeróbicas de futebolistas profissionais, juniores e juvenis. Movimento & percepção, Espírito Santo de Pinhal, v. 6, n. 8. 2006.

- Carnaval, P.E. Medidas e avaliação em ciências do esporte. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

- Cyrino, e colaboradores. Efeito do treinamento de futsal sobre a composição corporal e o desempenho motor de jovens atletas. Ver. Bras. Ciên. e Mov. Brasília v. 10 n. 1 p. 41-46, 2002.

- Dantas, E.H.M. A prática da preparação física. 5. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

- Dias, e colaboradores. Características antropométricas e de desempenho motor de atletas de futsal em diferentes categorias. Rev. Bras. Cineantropom. Desempenho Hum. v. 9, n. 3, p. 297-302, 2007.

- Fonseca, e colaboradores. Análise morfológicos de atletas de futebol da categoria sub 20. 2004 Disponível em < http://www.efdeportes.com/. Acesso em 12 de julho de 2008.

- Hollmann, W; Hettinger, T. Medicina do esporte: fundamentos anatômicos fisiológicos para a prática esportiva. 4. ed. São Paulo: Manole, 2005.

- Júnior, N.B. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

- Marins, J.C.B.; Giannichi,R.S. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. 2º ed. Rio de Janeiro: Shape Ed.,1998.

- Mesón, J; Ramos, O.M. La fuerza explosiva de miembros inferiores en los jugadores de hockey. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 7, n. 43, dez. 2001.

- Moraes, A.M.; Pellegrinoti, I.L. Evolução da potência dos membros inferiores durante um ciclo de treinamento de pliometria no basquetebol masculino. Disponível em < www.efdeportes.com.Acesso em 12 de julho de 2008.

- Oliveira, P.R. Periodização contemporânea do treinamento desportivo: modelo das cargas concentradas de força: sua aplicação nos jogos desportivos (basquetebol, futebol de campo, futsal, voleibol) e luta (judô) São Paulo: Phorte, 2008.

- Ravasio, G.C.; Kemper, C.; Lemos, C. A evolução da potência de membros inferiores em uma equipe de futsal mensurado pelo teste de Abalakov. 2007 Disponível em < www.efdeportes.com. Acesso em 12 de julho de 2008.

- Romano, J.C. Controle dos níveis de força explosiva nos treinamentos de futsal. 2001 Disponível em < http://www.futsalbrasil.com.br. Acesso em 19 de jan. 2008.

- Tenroller, C.A.; Tenroller, A. Preparação física no handebol. Porto Alegre: Calábria, 2006.

- Teixeira, J.J.; Futsal 2000: o esporte do novo milênio - Porto Alegre ; Edição do autor, 1996.

- Tenroller, C.A. Futsal: ensino e prática. Canoas. Ed. Ulbra, 2004, 152p.

- Tenroller, C.A.; Merino, E. Métodos e planos para o ensino dos esportes. Canoas: Ed. Ulbra, 2006.

- Voser, R.C. Iniciação ao futsal, abordagem recreativa. 2ª Edição. Canoas: Ed. Ulbra, 1999.

- Voser, R.C.; Giusti J.G. O futsal e a Escola: Uma perspectiva pedagógica. Porto Alegre. Artmed, 2002.

Publicado
2009-02-04
Como Citar
Nascente, F. H. M., Silva, L. E. da C. da, Silva, M. B. da, & Liberali, R. (2009). Efeitos do treinamento de futsal em atletas juvenis sobre a composição corporal e desenvolvimento da potência dos grupos musculares dos membros inferiores. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 1(1). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/6
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original