Futebol escolar como inclusão social

  • Gustavo Teixeira Felisberto Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal as Ciências e Metodologia do Treinamento. Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Lucas Serres Passamani Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal as Ciências e Metodologia do Treinamento. Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade da Região de Campanha Campus Universitário Alegrete
  • Rafaela Liberali Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal as Ciências e Metodologia do Treinamento
  • Roberto de Almeida Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal as Ciências e Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futebol, Projetos Sociais, Inclusão social

Resumo

Este estudo traz o tema central o futebol como inclusão social, dentro de um projeto destinado à sua pratica, o Projeto Bom de Bola. O objetivo é descrever o perfil e demonstrar a inclusão social dos participantes a partir do Bom de Bola. Para tanto o método utilizado foi de pesquisa descritiva, tendo seu percurso através da aplicação de um questionário a quarenta e nove participantes, buscando-se o perfil destes, alguns sonhos e motivos que os levaram a participar do projeto. Esse perfil identificou a idade, o ano de ingresso e de quantas edições participaram. Em relação aos sonhos e motivos com a participação, as respostas indicam que uma das expectativas é ganhar muito dinheiro para poder ajudar a família. Os dados sobre o perfil indicaram que a maioria dos participantes iniciou no projeto aos 12 anos, sendo que o maior percentual participou de duas edições, tendo sido motivados por seus professores de educação física. Tornar-se um grande jogador, jogar em grandes clubes, no Brasil ou fora do País e até mesmo na Seleção Brasileira era outro sonho desses alunos atletas. Ao pensar sobre seu futuro como jogador, muitos afirmaram que gostariam de evitar o envolvimento com drogas. Ficou claro que este projeto também mobiliza esses jovens para pensar em protagonizar projetos sociais, pois ao ser perguntados sobre um grande sonho, um percentual significativo indicou o interesse de investir em um projeto de inclusão social a partir do futebol.

Referências

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Publicado
2010-03-06
Como Citar
Felisberto, G. T., Passamani, L. S., Liberali, R., & de Almeida, R. (2010). Futebol escolar como inclusão social. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 2(4). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/36
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original