Análise de métodos usados nas categorias de base do basquetebol: global funcional e analí­tico sintético

  • Willian Cardoso Marcelino Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos.
Palavras-chave: Metodos global e analitico, Iniciação esportiva, Basquetebol

Resumo

O processo de treino se dá através da utilização de métodos pedagógicos, a fim de desenvolver e aprimorar aspectos na prática da modalidade esportiva. O presente trabalho busca verificar o método mais utilizado por professores/técnicos da categoria de base do basquetebol, analisando como os mesmos veem a importância de alguns aspectos de treino. Foram considerados nesta pesquisa oito (8) técnicos de basquetebol que trabalham com iniciação esportiva em diversos lugares do Brasil, que responderam a um questionário fechado com sete questões (7), sendo a primeira com duas opções e as demais com uma escola de zero a dez, tendo zero pouca importância e dez para muita importância. A pesquisa demonstrou que os métodos são utilizados, não havendo uma unanimidade em utilização, na questão 2 os técnicos apontaram como importância 5 para a utilização do método não utilizado. As questões 3, 4 e 5 tiveram como importância 10, apontada como conhecimento do aluno nos exercícios e execução e nas questões 6 e 7 foram apontadas as importâncias de 5 a 10 para exercícios isolados e trabalhos com regras oficiais na base. Consideramos então,ao final desta pesquisa que os aspectos de treinos são parecidos ou até os mesmos, independentes do método utilizado

Biografia do Autor

Willian Cardoso Marcelino, Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos.

Possui graduação em licenciatura em educação fí­sica pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2008) e graduação em bacharelado em educação fí­sica pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2009). Atuando como técnico de basquetebol com categoria de base e Palestrante universitário. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Educação Fí­sica, pós graduado em Treinamento Desportivo pela Faculdades Metropolitanas Unidas - UniFMU (2011) e pós graduação em Pedagogia do Esporte pela Universidade Gama Filho UGF (2013)

Referências

-Bolaños, M. A. C.; e colaboradores. Métodos de Ensino nos jogos esportivos. Revista Movimento & Percepção. Espírito Santo do Pinhal. Vol. 10. Num. 15. 2009. p. 262-273.

-Greco, P.R.; Benda R. N. Iniciação Esportiva Universal: Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. 2ª edição. Belo Horizonte. Escola de Educação Física da UFMG. 2007

-Garganta.J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos, In: Graça. A.; Oliveira, J (Eds). O Ensino dos jogos desportivos. Porto. CEJD/FCDEF. Universidade do Porto. 1995.

-Gama Filho, J.G. Metodologia do Treinamento Técnico no Futebol. In; Garcia, E. S.; Lemos, K. L.M. (org). Temas Atuais VI em Educação Física e esportes. Belo Horizonte. Heath. 2001. p. 86-106.

Publicado
2014-08-26
Como Citar
Marcelino, W. C. (2014). Análise de métodos usados nas categorias de base do basquetebol: global funcional e analí­tico sintético. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/284
Seção
Artigos: Edição Especial