Comparação entre método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar qual método de ensino / aprendizagem “global ou parcial”, é mais eficaz no desenvolvimento da performance do gesto técnico fundamento passe, em partidas da modalidade esportiva “futsal”. A pesquisa foi realizada em um clube de São Paulo que disputa a série ouro dos campeonatos, com alunos do sexo masculino da categoria sub 13 (nascidos em 1996/97), onde foram aplicados os métodos de treinamento global e parcial, durante dois meses (Período de 28/04/2009 a 23/06/2009), o equivalente a dezesseis treinamentos, a quantificação do resultado foi realizada em relatório escalt durante quatro partidas realizadas pelo clube. Os resultados obtidos nesta pesquisa foram bem similares, a média de passes de método global e método parcial foram equivalentes. Mas foi notado um maior interesse e maior motivação por parte dos atletas que treinaram método global.
Referências
- Costa, C. F. Futsal Aprenda a Ensinar. Florianópolis. BookStore. 2003.
- Freire, J. B. Educação de corpo inteiro. Campinas. São Paulo. Scipione. 1989.
- Greco, P. J. Iniciação Esportiva Universal 2: Metodologia da iniciação na escola e no clube. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1998.
- Melo, R. S.; Melo, L. B. S. Ensinando Futsal. Sprint. 2006.
- Mutti, D. Futsal da iniciação ao alto nível. São Paulo. Phorte. 1999.
- Mutti, D. Futsal da iniciação ao alto nível. São Paulo. Phorte 2003.
- Pinto, F. S.; Santana, W. C. Iniciação ao Futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar? EFDeportes, Ano 10. Num. 85. 2005.
- Reis, H. H. B. O Ensino dos Jogos Coletivos Esportivizados. Santa Maria. 1994.
- Rosseto Júnior, A J. Jogos educativos: estrutura e organização da prática. São Paulo. Phorte. 2005.
- Santana, W. C. Futsal Metodologia da Participação. 2ª edição. Londrina. Lido. 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).