O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional

  • Caio Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Camilo Máximo Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Jomilto Praxedes Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Laboratório de Ciência do Movimento e Comportamento Humano, Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil.
Palavras-chave: Pedagogia do esporte, Métodos de ensino, Jogos esportivos coletivos, Iniciação esportiva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar, no processo de ensino-aprendizagem, o impacto da utilização de uma metodologia híbrida, com os Métodos Global e Situacional. Neste estudo, alunos de uma escola de futsal foram submetidos à 13 aulas que seguiram a metodologia proposta. Através da análise estatística dos dados coletados por meio de scout, comparou-se os jogos pré e pós-intervenção e verificou-se que não houve diferença significativa no número de acertos das capacidades técnicas analisadas, apesar do aumento observado nos jogos pós-intervenção, que indica uma tendência favorável.

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Publicado
2023-02-26
Como Citar
Araujo, C., Máximo, C., & Praxedes, J. (2023). O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 14(60), 531-540. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original