O desenvolvimento da motricidade global em crianças de 6 e 7 anos a partir dos jogos pré-desportivos coletivos

  • Franciele Del Agostini Universidade Estácio de Sá
Palavras-chave: Motricidade global, Coordenação motora, Jogos coletivos, Crianças de 6 e 7 anos

Resumo

Introdução: O presente trabalho de avaliação motora da motricidade global de crianças na faixa etária 6 e 7 anos tem como Objetivo: demonstrar a importância dos jogos pré-desportivos coletivos para o desenvolvimento da motricidade global. Materiais e métodos: Através do manual de avaliação motora de Francisco Rosa Neto, pude avaliar esse aspecto motor. Resultados: Após quatro meses de intervenções com aulas voltadas para a pedagogia do esporte e do jogo, vemos que a maioria das crianças obteve uma melhora significativa no desenvolvimento da motricidade global. Discussão: Apesar de apenas uma criança não apresentar essa melhora significativa, percebe-se que ao trabalhar o esporte coletivo de forma lúdica e através do jogo, torna-se mais estimulante, fazendo com que ela se desempenhe mais e assim apresente melhor desenvolvimento. Conclusão: Desta forma, conclui-se que crianças que aprendem jogos coletivos na forma jogada e lúdica apresentam melhora significativa no desenvolvimento da motricidade global.

Biografia do Autor

Franciele Del Agostini, Universidade Estácio de Sá

Clube Athlético Paulistano.

Setor= escola de esportes, professora.

Referências

-Coutinho, N. F.; Silva, S. A. P. S. Conhecimento e aplicação de métodos de ensino para os jogos esportivos coletivos na formação profissional em educação física. Movimento. Vol. 15. Núm. 1. p. 117-4. 2009.

-Leonardo, L.; Scaglia, A. J.; Reverdito, R. S. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz. Vol. 15. Núm. 2. p. 236-46. 2009.

-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J.; Paes, R. R. Pedagogia do Esporte: panorama e análise conceitual da principais abordagens. Motriz. Vol. 15. Núm. 3. p. 200-10. 2009.

-Rosa Neto, F. Manual de Avaliação Motora. Artmed. 2002.

-Rufino, L. G. B.; Darido, S. C. A produção científica em pedagogia do esporte: análise de alguns periódicos nacionais. Conexões. Vol. 9. Núm. 2. p. 110-32. 2011.

-Testes: http://www.pibidfesurv.xpg.com.br/ManualEDM.pdf

Publicado
2016-01-25
Como Citar
Del Agostini, F. (2016). O desenvolvimento da motricidade global em crianças de 6 e 7 anos a partir dos jogos pré-desportivos coletivos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(27), 554-562. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/356
Seção
Artigos: Edição Especial