Nuvens de palavras em periódico científico especializado sobre o futsal e futebol
Resumo
Objetivo: Verificar qual a frequência e tendencia na atribuição das palavras-chave utilizadas pelos autores dos artigos científicos ao longo de 15 anos acerca do futsal e futebol em um periódico especializado. Materiais e Métodos: Estudo quantitativo de natureza bibliométrica. Atualmente, uma das maiores contribuições da bibliometria vem a ser a possibilidade de identificar uma visão geral dos fenômenos, tendências e regularidades na divulgação da produção do conhecimento científico. Após acessar o site da revista coletou-se todas a palavras-chave dos 15 volumes, 63 números, do ano de 2009 até 2023. E como instrumentos o software Excel, para quantificar frequência das palavras-chave e para elaboração da nuvem de palavras utilizou o aplicativo de acesso por assinatura, plano ChatGPT Plus, da OpenAI, versão ChatGPT 4o em 2025. Resultados: Em 15 anos de existência, publicou/ divulgou-se em 15 volumes, 63 números, em 839 artigos, 831 autores, 3083 palavras-chave, e as 10 palavras-chave mais utilizadas pelos autores, foram, futebol, futsal, esporte, atletas, gols, desempenho, antropometria, treinamento, motivação, adolescentes. Discussão: Esses resultados, inovam no âmbito da produção, publicação/divulgação do conhecimento científico no contexto da comunicação cientifica no seu objeto dessa investigação quem a ser a utilização de palavras-chave utilizadas pelos autores, os produtores do conhecimento, acerca do futsal e futebol em um periódico especializado afim de identificar a tendencia nessa série de 15 volumes. Conclusão: Enfim essa distribuição, frequência com que aparece as palavras por volume de edição e ao longo de 15 anos, desse periódico especializado em futsal e futebol, vem expressar uma tendencia, até o momento, do que se tem como objeto da investigação e da publicação/ divulgação pelos autores dos artigos científicos.
Referências
-Castro, E. Terminologia, palavras-chave, descritores em saúde: qual a sua finalidade?. Jornal Brasileiro de AIDS. Vol. 2. Núm. 1. 2001.
-Freitas, M. A.; Leite, F. C. L. Actors of the scholarly communication system: Notes for discussion of their roles. Inf. Inf. Londrina. Vol. 24. Núm. 1. p. 273-299. 2019. doi: 10.5433/1981-8920.2019v24n1p273
-Morais, E.P. Smart Cities e Sustentabilidade: Análise bibliométrica através do VOSviewer. Revista lbérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Núm. 55. 2024. DOI: 10.17013/risti.55.5-20
-Moresi, E.A.D.; Pinho, I. Análisis bibliométrica de la investigación em educación durante la pandemia de covid-19. Educação Temática Digital. Vol. 24. Núm. 1. p.238-256. 2022.
-Pellizzon, R.F. Pesquisa na área da saúde. 1. Base de dados DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). Acta Cirúrgica Brasileira. Vol. 19. Núm. 2. 2004.
-Valenzuela, A.M.H.; Ballesteros, M. A. S.; Sedamano, M. J. S. J.; Tarazona, M. V. Diseños de las tesis de posgrado de educación: um análisis bibliométrico. Apuntes Universitarios. Vol.13. Núm.2. 2023.
Copyright (c) 2025 Antonio Coppi Navarro, Antonio Manuel Leal Ferreira Mendonça Fonseca

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).