Produção científica Brasileira da Pedagogia do Esporte sobre o handebol
Palavras-chave:
Handebol, Pedagogia do Esporte, Produção científicaResumo
O objetivo desse estudo foi quantificar a produção cientifica sobre o handebol na pedagogia do esporte a partir das teses de doutorado, das dissertações de mestrado e dos artigos científicos disponibilizados eletronicamente, de acesso livre, via internet. A amostra totalizou 115 produções científicas, ou seja, 13 Teses de Doutorado e 68 Dissertações de Mestrado referentes ao Handebol, disponibilizadasno Banco de Teses da Capes e 34 Artigos Científicos sobre o Handebol, disponibilizados nas Bases de dados www.scielo.br no www.scielo.org e no www.periodicos.capes.gov.br sendo que após a leitura dos títulos e dos resumos dessas produções científicas eliminou-se as que não se tratavam do objeto desse estudo, restando assim 2 Artigos Científicos, 1 Tese de Doutorado e 7 Dissertações de Mestrado. Do total de produções científicas apresentadas neste trabalho, acerca do handebol na pedagogia do esporte, podemos afirmar que os estudos/pesquisas em sua totalidade foca questões do ensino-aprendizagem-treinamento, de situações táticas, de jogos, no contexto da escola, de competições esportivas, de categorias de iniciação e de questões culturais.
Referências
-Galatti, L.R. Esporte e clube sócio-esportivo: percurso, contextos e perspectivas a partir de estudo de caso em clube esportivo espanhol. Tese de Doutorado em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Unicamp. Campinas. 2010.
-Greco, J.P. O Ensino do Comportamento Tático nos Jogos Esportivos Coletivos: aplicados no Handebol. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. 1995.
-Mendes, J.C. O processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento do Handebol no estado do Paraná: um estudo da categoria infantil. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. 2006.
-Menezes, R.P. Das situações do jogo ao ensino das fixações no handebol. Motriz. Vol. 17. Núm. 1. p. 39-47. 2011.
-Nery, M.A.C. Grupos Esportivos de Handebol: um estudo sobre a inter-subjetividade. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2003.
-Pasko, V.C. A popularidade do Handebol no contexto escolar e extra-escolar do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Universidade Gama Filho. 2005.
-Pinho, S.T.; Alves, D.M.; Greco, J.P.; Schild, J.F.G. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz. Vol. 16. Núm. 3. p. 580-590. 2010.
-Pinho, S.T. Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pelotas. 2009.
-Pinto, V.M. O Jogo como uma Proposta Metodológica para o Ensino e Aprendizagem de Habilidades Motoras Específicas do Handebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Metodista de Piracicaba. 2005.
-Ribeiro, P.H. A participação nas competições inter-colegiais de Handebol e o desenvolvimento no Esporte. Dissertação de Mestrado. Universidade Castelo Branco. 2006.
-Uezu, R. Cineantropometria e conhecimento tático de jovens atletas de handebol masculino. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
