Perfil dos técnicos de futsal feminino participantes dos jogos abertos do interior em 2008 no estado de São Paulo

  • Cleber Rodrigues Bandeira Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Especialização em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol e Futsal
  • Hélcio Manoel Rodrigues Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Especialização em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol e Futsal
  • Antonio Coppi Navarro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Especialização em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol e Futsal
Palavras-chave: Futsal, Técnico, Futsal feminino, Pedagogia do esporte

Resumo

Neste artigo teremos as teorias advindas da Pedagogia do Esporte como arcabouço. Compreendemos o Esporte como um fenômeno sociocultural, cabendo as Ciências do Esporte toda a reflexão científica que tal fenômeno exige. Para fins de delineamento deste estudo, objetivamos investigar as características dos técnicos de futsal feminino participantes dos Jogos Abertos do Interior em Piracicaba, focamos na compreensão do processo de formação profissional e aproximação com a modalidade futsal feminino, as formas de atualização profissional. Investigamos as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem-treinamento destes (as) técnicos (as) e as competências e habilidades necessárias para o desempenho da função. A amostra foi constituída por 10 técnicos de futsal feminino da primeira divisão, representando seus respectivos municípios. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semi-estruturada, com questões objetivas. Os dados obtidos em campo mostraram que 100% dos técnicos entrevistados possuíam formação superior em Educação Física e ou Esporte, 80% disseram manter-se atualizados, 50% dos entrevistados são ex-atletas e outros 50% se especializaram em algum momento da carreira; 40% relataram usar metodologia tecnicista e 60% utilizam a metodologia através de jogos para o desenvolvimento da inteligência tática, o que demonstra a evolução do conhecimento científico e indiretamente a própria evolução da modalidade. Superamos paradigmas existentes, ultrapassando o pensamento simplista do senso comum, referente às funções do técnico de futsal feminino.

Referências

- Barbanti, V. J. Dicionário da Educação Física e do esporte. São Paulo. Manole. 2003.

- Bayer, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa. Dinalivro. 1994.

- Brachat, V. Sociologia critica do esporte: uma introdução. Vitória. UFES. 1997.

- Filin, V. P. Desporto juvenil: teoria e metodologia. Londrina. Centro de Informações Desportivas. 1996.

- Greco, P. J. Iniciação esportiva universal. Belo Horizonte. Ed. da UFMG. 1998.

- Haag, H. Theorethical foundation of sport science as a scientific discipline: contribution to a philosophy (meta-theory) os sport science. Schorndorf: Verlag Karl Holmann, 1994.

- Kunz, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí. Unijuí. 1994.

- Mesquita, I. A pedagogia do treino: a formação em jogos desportivos coletivos. Lisboa. Livros Horizonte. 2000.

- Paes, R. R. Aprendizagem e competição precoce: o caso do basquetebol. Campinas. Ed. da Unicamp. 1996.

- Santana, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.

- Vasconcelos, M. J. E. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas. Papirus. 2002.

- Voser, R. C. Futsal: princípios técnicos e táticos. Canoas. Ulbra. 2003.

- Bota, I.; Colibaba-Evulet, D. Jogos desportivos coletivos: teoria metodologia. Lisboa. Instituto Piaget. 2001.

-Thomas, J. R.; Nelson, J. K. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre. Artmed. 2002.

- Weinberg, R.S.; Gould, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Porto Alegre: Artmed, 2001.

- Bento, J. O. Contexto e perspectivas. In: Garcia, R.; Graça, A. Contextos da Pedagogia do Desporto: perspectivas e problemáticas. Lisboa. Livros Horizonte. 1999. p. 20-27.

- Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: Graça, A.; Oliveira, J. O ensino dos jogos desportivos coletivos. 3ª ed. Lisboa. Universidade do Porto. 1998. p. 11-25.

- Serpa, S. A relação treinador-atleta. In: Manual de Psicologia do Desporto. Lisboa: S.H.O. 1996. p. 411-423.

- BettiI, M. Cultura corporal e cultura esportiva. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 7. Num. 2. 1993. p. 44-51.

- Pires, H. V. Análise comparativa entre o método analítico e o método situacional no processo de ensino/aprendizagem/treinamento do passe no futebol. Revista Digital. Vol. 8. Num. 50. 2002. p. 34-41.

- Brandão, M.R.F.; Valdés, H.V. La utilización de estratégias motivacionales por los entrenadores: un aporte de la psicología del deporte. Alto Rendimiento, Psicología y Deporte: tendencias actuales. Buenos Aires. Vol. 11. 2005. p. 115-130.

- Cruz, J.F.; Gomes, A.R. Liderança de equipes desportivas e comportamentos do treinador. In: Manual de Psicologia do Desporto. Lisboa. S.H.O. 1996. p. 389-409.

- Balbino, H. F. Jogos desportivos coletivos e os estímulos das inteligências múltiplas: bases para uma proposta em pedagogia do esporte. Campinas. 2001.

- Balbino, H. F. Pedagogia do treinamento: método, procedimentos pedagógicos e as múltiplas competências do técnico nos jogos desportivos coletivos. Campinas. 2005.

- Scaglia, A. J. O futebol que se aprende e o futebol que se ensina. Campinas. 1999.

- Scaglia, A. J. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés: todos semelhantes, todos diferentes. Campinas. 2003.

Publicado
2009-10-06
Como Citar
Bandeira, C. R., Rodrigues, H. M., & Navarro, A. C. (2009). Perfil dos técnicos de futsal feminino participantes dos jogos abertos do interior em 2008 no estado de São Paulo. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 1(3). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/25
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##