Quantificação da pontuação obtida pelas equipes após terem um ou mais atletas expulsos no campeonato brasileiro de futebol da série A de 2007
Resumo
Introdução: Este estudo de artigo original foi realizado através de uma pesquisa de campo, identificando a eficiência da pontuação das equipes, no campeonato Brasileiro de 2007, após terem um ou mais atletas expulsos durante uma partida de futebol. Objetivo: Analisar as trinta e oito rodadas realizadas durante o campeonato brasileiro de 2007 verificando o desempenho da pontuação das equipes após sofrerem sanções disciplinares que ocasionaram em punição através de uma expulsão. Revisão da Literatura: Para confecção e fundamentação deste estudo, foram abordadas as regras do jogo. Materiais e Métodos: Para a verificação da pontuação das equipes após a ocorrência de uma ou mais expulsões foram examinadas todas as trezentas e oitenta súmulas oficiais do campeonato, identificando se a expulsão prejudicou, ajudou ou não interferiu na pontuação da partida. Resultados: Num total de 380 jogos, ocorreram 149 expulsões com 111(74,5%) não alterarando a pontuação das equipes, 25(16,8%) prejudicando a pontuação das equipes e 13(08,7%) ajudando na pontuação das equipes. Discussão: A preparação física e a disciplina tática de qualidade auxiliam as equipes com menor numero de atletas em campo a conseguir, na maioria das vezes, manter a mesma pontuação que possuía antes da expulsão. Conclusão: Concluímos com a análise das súmulas que a grande maioria das expulsões não interferiu na pontuação das equipes.
Referências
- Anjos, R. F. Futebol: regras e esquemas táticos. 4ª edição. São Paulo. Rumo. p.66-68. 1998.
- Pereira, A. J.; Aladashvile, G. A .; Silva, A. I. Causas que levam alguns árbitros a desistirem da carreira de árbitro profissional. Revista da Educação Física. Maringá. Vol. 17. Núm. 2. p. 185-192. 2006.
- Confederação Brasileira de Futebol. 380 Súmulas. 2007.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).