Comparação do Taekwondo e do futebol quanto ao desenvolvimento da criança

  • Adriana Silva Cristina Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.
  • Jacy Miranda Lopes Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.
  • Katia Silvano Zeferino Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.
  • Shirley Miranda Silva Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.
Palavras-chave: Criança, Habilidades Motoras, Membros Inferiores, Socioeconômico, Desenvolvimento

Resumo

Desenvolvimento motor é o processo de amadurecimento do controle motor sobre os diferentes músculos do organismo, ele possibilita o bom funcionamento de ações motoras essenciais ao cotidiano. O saltar, correr, chutar são algumas das habilidades motoras grossas ligadas ao desenvolvimento motor dos membros inferiores, muito utilizadas tanto no futebol quanto no taekwondo. O presente artigo teve como objetivo comparar o desenvolvimento das habilidades motoras de membros inferiores em crianças praticantes de futebol em relação ao Taekwondo. Foram selecionadas 20 crianças com idade entre 11 a 13 anos, com tempo de1 a 2 anos de prática.Para a coleta de dados foi utilizado parte do Test Gross Motor Developmente e Bruininsky. Para identificar as oportunidades praticas que cada grupo teve em seu desenvolvimento motor, foi aplicado um questionário socioeconômico. Os resultados encontrados permitem afirmar que, para o grupo pesquisado, o nível socioeconômico é equivalente e que as crianças que praticam Taekwondo apresentam um melhor desenvolvimento das habilidades motoras de membros inferiores, quando comparados as crianças que praticam futebol. 

 

ABSTRACT 

Comparison of taekwondo and football on the child's development

Motor development is the maturation process of motor control on different muscles of the body; it enables the good functioning of motor actions essential to daily life. The jump, run, kick are some gross motor skills related to the motor development of lower limbs, much used as in football as in taekwondo. This article aimed to compare the motor development skills of the lower limbs in children practicing football in relation to Taekwondo. Were selected 20 children from 11 to 13 years old, with 1 or 2 years that they were practicing football. For the data collection was used part of the Gross Motor Test Development and Bruininsky. To identify practical opportunities that each group had in their motor development, it was applied a socioeconomic questionnaire. The results found could say that for this group, socioeconomic status is equivalent and that children who practiced taekwondo had a better motor development skills of the lower limbs when compared to children who practiced football.

Biografia do Autor

Adriana Silva Cristina, Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.
2010 – 3º Grau Completo – Bacharel em Educação Física
Jacy Miranda Lopes, Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.

2013 – Pós Graduação - Treinamentos, Tecnicas e Taticas Esportivas 

2010 – 3º Grau Completo – Bacharel em Educação Física

1999 – 2º Grau Completo – Técnico em Informática IndustriaL

2003 – Faixa Preta 1º DAN/2012 – Faixa Preta 2º DAN de Taekwondo

  • Atual – Equipe de Taekwondo Dogsuli Gang (desde 2010) – Professor de Taekwondo e Responsável da Equipe atuando:

          - Atual – Nova Forma Academia – (desde 2012);                                                                                

          - Atual – Academia Movimento Fitness – (desde 2012);

          - Atual – Academia Japa Gym – (desde 2012);

  • Atual – Associação Esportiva e Recreativa Usipa (AER Uispa) – Auxiliar Técnico – Futebol (desde 2010);
  • Atual – Recanto Ideal Clube (RIC) – Professor de Futsal categoria de base (desde 2010);
  • Atual – Industrial Esporte Clube (IEC) – Professor de futebol de campo de categoria de base e competição (desde 2014);
  • 2010 – 2014 – ­­­Programa Fica Vivo (“Oficineiro”) – Oficina de Taekwondo;
  • 2011 – Academia Korpus – Professor de Taekwondo;
  • 2003 – 2012 – Speedo Academia – Professor de Taekwondo;
  • 2010 – 2012 – Nova Forma academia – Professor de Musculação e Taekwondo;
  • 2010 – Space Academia – Professor de Musculação;
  • 2005 a 2007 – Prefeitura Municipal De Ipatinga – Agente Social de Esporte e lazer – Professor de Taekwondo;
Katia Silvano Zeferino, Faculdade Pitágoras de Ipatinga, Brasil.
2010 – 3º Grau Completo – Bacharel em Educação Física
Publicado
2016-01-25
Como Citar
Cristina, A. S., Lopes, J. M., Zeferino, K. S., & Silva, S. M. (2016). Comparação do Taekwondo e do futebol quanto ao desenvolvimento da criança. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(27), 568-578. Recuperado de http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/376
Seção
Artigos: Edição Especial