A influência do guarda-redes de linha no resultado do jogo de futsal
Resumo
Objectivo: Esta obra tem como finalidade responder se existe de facto a influência do guarda-redes de linha no resultado de um jogo de futsal, se interfere ou não no resultado final do jogo. Revisão de literatura: Pelo facto de que são poucos materiais encontrados a respeitos deste tema, e também por tais regras serem modificadas frequentemente, não encontramos muitas referencias que tratassem do assunto guarda-redes –linha. Grande parte do material foi encontrado em periódicos em sites da internet. Materiais e métodos: Partimos para uma analise de jogos, criando uma tabela de anotações que quantificariam as participações do guarda-redes-linha e a sua eficácia nas ações de jogo e progressão da sua equipa. Resultados: Nos jogos observados notamos a participação direta dos guarda-redes no decorrer da partida, no entanto foram em momentos específicos de jogo, ex: manutenção de posse de bola ou em bolas de segurança. Discussão: A ação do guarda-redes-linha interferiu nas partidas, no resultado do jogo, as equipas que utilizaram este sistema de jogo em momentos que necessitaram de um melhor resultado no jogo, efetuaram-na, e atingiram o objetivo que era o de vencer ou ao menos empatar a partida. Com exceção da equipa de CBA (Carlos Barbosa), que jogando contra a boa equipa de Jaraguá, bem treinada a sofrer infiltrações das equipas adversárias que atuassem com o guarda-redes-linha, não atingiu o efeito esperado, não obtendo, por isso, sucesso.Referências
-Fonseca, G. M. Futsal –Treinamento para Goleiros. 2ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
-Garlet, F.P. O Goleiro como quinto jogador Ofensivo no Futsal. http://www.ferretifutsal.com/publica.Artigos/32550898.html acessado em 10/09/2011.
-Lopes, A. O que mudou nas regras do futsal nos últimos 20 anos? http//www.mundoestranho.abril.com.br/esporte/pergunta_28707shtmlacessado em 25/08/2011.
-Melo, T.D.S.; Navarro, A.C. As mudanças nas regras do futsal nos últimos vinte anos que interferem na ação do goleiro. In Navarro, A.C.; Almeida, R. Futsal. São Paulo. Phorte. p. 103-109. 2008.
-Navarro, A.C.; Almeida, R. Futsal. São Paulo. Phorte. 2008.
-Santana, W.C. A Estratégia do goleiro –linha. http://www.pedagogiadofutsal .com.br/texto_055.asp acessado em 26/08/2011.
-Santana, W.C. As regras do futsal e algumas implicações técnicas. http://www.pedagogiadofutsal.com.br/texto_018.asp acessado em 30/08/2011.
-Simões, C.H. Jogando contra o goleiro linha: como reverter essa desvantagem numérica. http://www.treinandogoleiros.com.br/texto.php?cond=117acessado em 07/09/2011.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).