Perfil do ciclo menstrual da elite no futebol: uma relação de composição corporal sugerida
Resumo
Objectivo: pretendemos analisar o perfil do ciclo menstrual em atletas de futebol feminino com padrões de percentagem de gordura sugeridos pela literatura científica moderna. Materiais e Métodos: utilizámos 28 atletas de elite com uma percentagem de gordura entre 12 e 15% com acompanhamento e registo do ciclo menstrual durante 03 meses. Resultados: Os resultados obtidos mostram que a maioria das atletas apresenta o ciclo menstrual irregular (92,86%). Discussão: os resultados são coerentes com a literatura específica que trata da mulher inserida no desporto de competição. Desta forma quando visualizamos a combinação dos resultados, verificamos que mesmo com uma percentagem de gordura sugerida em pesquisas, as atletas apresentaram irregularidades no seu ciclo menstrual. Conclusão: podemos concluir que as atletas com a gordura entre 12 e 15% em treino vigoroso e competições de alto rendimento tem irregularidades no ciclo menstrual. Assim, devemos alargar os estudos em várias outras percentagens de gordura para verificação se a influência está diretamente relacionada com a percentagem de gordura, treino ou a combinação destes fatores.
Referências
-Cesar, M.C.; Pardini, D.P.; Barros, T.L. Efeitos do exercício de longa duração no ciclo menstrual, densidade óssea e potência de corredoras. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 9. Num. 2. 2001. p. 07-13.
-Silva, L.P.; Passos, R.F.N. Perfil Antropométrico de Mulheres Praticantes de Futebol Feminino Profissional. Connexions. Santos. 2007. p. 2-3.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).