Estrutura das sessões de treino técnico-tático das equipas de futsal sub-13 e sub-15 ao longo da época desportiva

  • Michel Angillo Saad Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Michel Milistetd Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná- UNICENTRO.
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina-UEL.
  • Juarez Vieria do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.
Palavras-chave: Treino desportivo, Pedagogia do desporto, Futsal

Resumo

O objetivo deste estudo descritivo-exploratório foi caracterizar a estrutura das sessões de treino técnico-tático das equipas de futsal sub-13 e sub-15 ao longo da época desportiva. Participaram neste estudo 34 jogadores de futsal de Santa Catarina, pertencentes a duas equipas na categoria de sub-13 e sub-15 respetivamente e, quatro treinadores das equipas correspondentes. Foram observadas na totalidade, 96 sessões de treino, sendo 48 sessões no período preparatório e 48 sessões no período competitivo. Para identificar a existência de diferenças significativas entre os períodos, foi empregue o teste t emparelhado. Os dados foram analisados ​​no programa SPSS for Windows, versão 17.0, com um nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que existem diferenças no tempo empregue: o treino técnico (p=0,001) foi realizado mais no período preparatório e, o treino tático (p=0,001), no período competitivo. As atividades de aperfeiçoamento de um elemento técnico apresentaram maior ênfase no período preparatório (p=0,001), as jogadas pré-estabelecidas (p<0,001) e o jogo condicionado (p<0,001) apresentaram valores mais elevados de tempo despendido no período competitivo. Pode concluir-se que na preparação das equipas investigadas, os meios de treino técnico-táctico assumem um papel de destaque, independentemente do período do planeamento da época desportiva. Todos os treinadores privilegiaram as ações técnico-táticas, diferenciando somente na sua abordagem, seja através de jogo recreativo, formal, condicionado ou estruturas funcionais.

Biografias Autor

Michel Angillo Saad, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professor Adjunto do Curso de Educação Fí­sica da Unoesc - Xanxeré. Doutor em Educação Fí­sica - UFSC

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Professor adjunto do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutor em Educação Fí­sica- UP/Portugal

Michel Milistetd, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná- UNICENTRO.

Professor da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO, Guarapuava, PR. Mestre em Educaçã Fí­sica-UFSC

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina-UEL.

Professor da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Doutor em Educação Fí­sica-UFSC.

Juarez Vieria do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.

Professor do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Doutor em Educação Fí­sica-UP/Portugal

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Publicado
2015-10-31
Como Citar
Saad, M. A., Ramos, V., Milistetd, M., Both, J., & Nascimento, J. V. do. (2015). Estrutura das sessões de treino técnico-tático das equipas de futsal sub-13 e sub-15 ao longo da época desportiva. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(25), 360-365. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/350
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original