Impacto agudo dos jogos reduzidos na capacidade de gerar potência em atletas de Futebol
Resumo
Introdução: O jogo reduzido constitui uma importante ferramenta de preparação do atleta de futebol. Ainda não foi demonstrado na literatura a este respeito se apenas o treino através dos jogos reduzidos é capaz de gerar uma sobrecarga ideal para o desenvolvimento da força necessária para o jogo. Objectivo: Quantificar qual o impacto agudo das diferentes formas de treino através dos jogos reduzidos na capacidade de gerar potência em atletas de futebol. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo analítico de intervenção experimental onde os sujeitos foram divididos em dois grupos que realizavam uma sessão de testerast e jogos reduzidos, e após a realização da sessão, ambos os grupos realizavam o re-teste RAST. Resultados: Tanto para o grupo 1 como para o grupo 2, observou-se uma melhoria nos índices de potência máxima nopós treino. No entanto não houve diferenças estatisticamente significativas para nenhuma variável mencionada. Os valores de potência máxima após a sessão de treino foram maiores para o grupo 1 se comparados aos valores de pós treino do grupo 2. Inversamente proporcional aisso, ocorreu com valores de índice de fadiga. Discussão: Os aumentos induzidos pelo jogo reduzido em ambas as situações podem ser justificados por fatores bioquímicos, fisiológicos e metabólicos. Conclusão: Conclui-se que ambas as formas de jogo reduzido são capazes de induzir aumentos percetíveis, embora não significativos na capacidade de gerar potência máxima em atletas de futebol num período agudo pós-jogo. No entanto, foi notado um aumento mais expressivo na ocasião em que se verificou um jogo reduzido menor.
Referências
-Alves A. P. Jogos Reduzidos em Futebol, Efeitos do Processo de Aprendizagem e da Diminuição do Número de Jogadores nas Ações Técnico-Tática, Frequência Cardíaca, Percepção Subjetiva de Esforço e Distancias Percorridas em Diferentes Velocidades. Dissertação de Mestrado apresentada àFaculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real. Portugal. p. 7. 2011.
-Braz, T. V.; Dias, R.; Gonelli, P.; Spigolon, L.M.P.; Borin, J.P. Alterações das Capacidades Biomotoras em Futebolistas Profissionais: Considerações Relacionadas as Diferentes Posições do Jogo. Revista EFDeportes. Ano 15. Núm. 148. p. 2010.
-Campeiz, J. M.; de Oliveira, P. R.; Maia, G.B.M. Analise de Variáveis Aeróbias e Antropométricas em Futebolistas Profissionais, Juniores e Juvenis. Conexões. Vol. 2. Núm. 1. 2004.
-Castelão D. P. Estudo Comparativo do Desempenho Tático de Jogadores do Escalão sub-11 em Jogos Reduzidos 3v3 e 5v5. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Portugal. p. 35. 2010.
-Cetolin, T.; Foza, F.; Siqueira, O. D.; Crescente, L.; Cardoso, M. S. Potencia Anaeróbica após Período de Treinamento. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Salvador-Bahia-Brasil. 2009.
-Chin, E.R.; Allen, D. G. Effects of Reduced Muscle Glycogen Concentration on Force, Ca²+ release and Contractile Protein Function in Intact Mouse Skeletal Muscle. Journal of Physiology Sydney. Australia. Vol. 498. Núm. 1. p. 17-29. 1997.
-Daros, L. B.; Osiecki, R.; Dourado, A.C.; Stanganelli, L. C. R.; Fornaziero, A.M.; Frisseli, A. Análise Comparativa das Características Antropométricas e de Velocidade em Atletas de Futebol de Diferentes Categorias. Revista da Educação Física/Universidade Estadual de Maringá-PR. Vol. 19. Núm. 1. p. 93-100. 2008.
-FIFA, Federation International Football Association. La Formación y la Preparacíon Física. Vol. 8. p. 2-4. 2012.
-Filgueira F.M.; Greco P.J. Futebol um Estudo Sobre a Capacidade Tática no Processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento. Revista Brasileira de Futebol –Viçosa. Núm. 1. p. 53-65. 2008.
-Hargreaves M. Fatores Metabólicos na Fadiga. Revista Gatorade Sport Science. p. 1-4. 2006.
-Gomes M.S. Do Pé Como Técnica ao Pensamento Técnico dos Pés Dentro da Caixa Preta da Periodização Tática. Monografia de Licenciatura Apresentada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Portugal. p. 14-53. 2006.
-Leitão, R.A.A. O Jogo de Futebol: Investigação de sua Estrutura, de Seus Modelos e da Inteligência de Jogo, do Ponto de Vista da Complexidade. Tese de Doutorado Apresentada à Faculdade Estadual de Campinas-UNICAMP. p. 12. 2009.
-Lima, N.J.C. Jogos Reduzidos em Futebol, Comportamento Técnico-Tático e Variabilidade da Frequência Cardíaca em Jogos de 3x3 e 6x6 com Jogadores sub-13. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Villa Real. Portugal. p. 10. 2010.
-Marques Junior N. K. Solicitação Metabólica no Futebol Profissional Masculino e o Treinamento Cardiorrespiratório. Revista Corpoconciencia. Núm. 13. p. 25-58. 2004.
-Martins, P.J.C. Jogos Reduzidos em Futebol: Comportamento Técnico Tático e Variabilidade da Frequência Cardíaca em Jogos de Ataque e Defesa, Com Igualdade e Superioridade Numérica, em Jogadores Sub-13. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Villa Real. Portugal. p. 32-43. 2010.
-Nunes, M.D.S. Variação da Frequência Cardíaca, Percepção Subjetiva de Esforço e do Perfil de Ações Técnicas em Jogos Reduzidos de Futebol. Efeito do Número de Jogadores e da Fase de Jogo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Villa Real. Portugal. p. 19-36. 2010.
-Oliveira, J.G. Periodização Tática, Pressupostos e Fundamentos. Congresso Brasileiro de Futebol. Belo Horizonte-MG. 2012.
-Pereira, F.A. Analise do Processo Ofensivo em Futebol: Estudo Centrado nas Sequencias de Passe. Dissertação de Mestrado Apresentada à Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Villa Real. Portugal. p. 25-30. 2008.
-Péres, J. La Frequência Cardíaca em Partido. Revista Abfutbol, Espanha. Núm. 15. p. 75-79. 2005.
-Serrano J. L. A. La Planificación Actual del Entrenamiento em Fútbol: Análisis Comparado del Enfoque Estructurado Y la Periodización Tática. Revista Accionmotriz. Espanha. Núm. 8. p. 5. 2012.
-Silva, E.J.O. Analise do Jogo de Futebol: Característica do Processo de Transição Defesa-Ataque das Sequencias de Finalização. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Villa Real. Portugal. p. 17. 2007.
-Silva, J. F.; Guglielmo, L.G.A.; Floriano, L.T.; Arins, F.B.; Dittrich, N. Aptidão Aeróbica e Capacidade de Sprints no Futebol: Comparação entre as Posições. Motriz. Vol. 15. Núm. 4. p. 861-870. 2009.
-Vendite C. C. Sistema, Estratégia e Tática de Jogo: Uma Análise dos Profissionais que atuam no Futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. p.13. 2006.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).