Relação entre a receita dos direitos de transmissão e a classificação final dos clubes que disputaram o campeonato brasileiro de futebol masculino da série a na época de 2021

  • Alanderson Melo Cordeiro PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Camila Borges Pinto PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Cleiton Pereira Reis PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Daniel Marangon Duffles Teixeira PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Mauro Vinicius de Sá PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Televisão, Comércio

Resumo

As receitas dos clubes de futebol brasileiros provêm, principalmente, dos direitos televisivos. Tal contexto pode interferir nas hipóteses de uma equipa obter uma boa classificação nos campeonatos. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar se existe, entre os clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino da Série A, na época de 2021, uma correlação entre a receita, dos direitos de Televisão, e a classificação final no campeonato. Foi realizada uma descrição das receitas dos direitos televisivos dos clubes e a classificação final no campeonato brasileiro em questão. Realizou-se um teste de shapiro Wilk, verificou-se que a receita dos clubes não apresenta uma distribuição normal (p=0,014). Foi realizado um teste de Spearman para verificar se existe uma correlação entre as variáveis ​​do estudo. Adotou-se um nível de significância de 95%. Utilizou-se para as análises o programa estatístico SPSS, versão 22. A partir dos resultados, observa-se uma relação positiva entre o valor das receitas em direitos de TV e a colocação final no campeonato brasileiro do ano de 2021. Os achados auxiliam na discussão da necessidade de uma maior equidade na distribuição das receitas. Sendo que a distribuição das receitas de tv mostraram-se correlacionadas ao desempenho das equipas e, consequentemente, um campeonato brasileiro de futebol mais equilibrado e atrativo ao público, até a jornada final está relacionado com uma distribuição mais equilibrada deste tipo de receita.

Referências

-Abichéquer, B. A influência da torcida no futebol brasileiro. Footure. 2020. 28/08/2020. Disponível em: <https://footure.com.br/a-influencia-da-torcida-no-futebol-brasileiro/>

-Aguiar, L.A.; Prochnik, L. Quanto vale uma partida de futebol? A relação entre televisão e futebol no cenário midiático contemporâneo. Logos. Vol. 17. Núm. 2. p. 51-64. 2010.

-Borges, A. Como funcionam os direitos de transmissão no futebol?. Ciência da Bola. 2020. 7/10/2020. Disponível em: <https://www.cienciadabola.com.br/blog/direitos-de-transmissao-no-futebol>

-Brohm, J. Sociología Política del Deporte. México: Fondo de Cultura Económica. 1982.

-Capelo, R. Finanças do futebol brasileiro em 2021: receitas voltam a crescer, mas clubes ainda enfrentam dívidas e crises. Negócios do esporte, Globo esporte. 13/06/2022. Disponível em: <https://ge.globo.com/negocios-do-esporte/noticia/2022/06/13/financas-do-futebol-brasileiro-em-2021-receitas-voltam-a-crescer-mas-clubes-ainda-enfrentam-dividas-e-crises.ghtml>

-Capelo, R. O ranking dos clubes mais transparentes e confiáveis do futebol brasileiro em 2020/2021. Blog do Rodrigo Capelo, Globo esporte. 2/06/2021. Disponível em: < https://ge.globo.com/blogs/blog-do-rodrigo-capelo/post/2021/06/02/o-ranking-dos-clubes-mais-transparentes-e-confiaveis-do-futebol-brasileiro-em-20202021.ghtml>

-CBF. Confederação Brasileira de Futebol. CBF. Campeonato Brasileiro de 2021 série A. 2022. Acesso em 10/08/2022. Disponível em: <https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/competicoes/campeonato-brasileiro-serie-a/2021

-ESPN. De Premier League a LaLiga: como é feita divisão do dinheiro de TV nas grandes ligas da Europa que inspiram clubes brasileiros. ESPN Futebol. 2022. 10/05/2022. Disponível em: <https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/10346840/premier-league-laliga-como-feita-divisao-dinheiro-tv-grandes-ligas-europa-inspiram-clubes-brasileiros>

-Field, A. Discovering Statistics Using SPSS. 3rd Edition, Sage Publications Ltd. London. 2009.

-Gelade, G. A.; Dobson, P. Predicting the Comparative Strengths of National Football Teams. Social Science Quarterly. Vol. 88. Núm. 1. p. 244-258. 2007.

-Gonçalves, R. S.; Mendes, R. C.; Henriques, F. M.; Tavares, G. M. A influência do rendimento esportivo no desempenho econômico-financeiro: uma análise com clubes de futebol brasileiros durante 2013-2017. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Vol.18. Núm.17. p. 239-250. 2020.

-Grafietti, C. Relatório Convocados: Finanças, História e Mercado do Futebol Brasileiro 2021. XP. p. 35-43. 1 de junho de 2022.

-International Olympic Commitee - IOC. IOC Marketing: media guide - Olympic Games. 2023. 10/01/2023. Disponível em: <https://olympics.com/en/olympic-games>

-Junior Couto, J. M. A influência da torcida na performance de jogadores brasileiros de Futsal: um viés da Psicologia do Esporte. Motriz. Vol. 13. Núm. 4. p.259-265. 2007.

-Lourenço, A. A Relação entre as Receitas e o Sucesso Desportivo dos Clubes de Futebol. Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing. Instituto Português de Administração e Marketing. Porto. 2014.

-Matias, W. B.; Mascarenhas, F. “Olho no lance”: a relação entre mídia e futebol. Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura. Vol. 8. Núm. 2. p. 1-25. 2019.

-Nascimento, J.; Nossa, V.; Bernardes, J.R.; Souza, W.D. A eficiência dos maiores clubes de futebol brasileiros: evidências de uma análise longitudinal no período de 2006 a 2011. Contabilidade Vista & Revista. Vol. 6. Núm. 2. 2015.

-Rodrigues, D. F.; Teixeira; M. R.; Almeida, M. C. Os direitos televisivos no futebol profissional - uma nova proposta de modelo de centralização para a I Liga Portuguesa. Revista de Gestão e Negócios do Esporte. Vol. 3. Núm. 2. p. 242-255. 2018.

-Santos, A. Gestão econômico-financeira dos clubes de futebol versus desempenho de ranking de clubes da CBF: uma aplicação da análise das componentes principais. XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. FGV-EASP. 2011.

-Simplício, R.; Fernandes, T. Por que o "engajamento" é um dos grandes entraves da Liga de Clubes do Brasil?. GOAL. 7/05/2022. Disponível em: <https://www.goal.com/br/not%C3%ADcias/por-que-o-engajamento-e-um-dos-grandes-entraves-da-liga-de-clubes-do-brasil/bltd51144fbeb5e955e>

-Sports Value Finanças TOP 20 clubes brasileiros 2021. O ano da retomada, marketing mostrou sua força. Inclui estratégias disruptivas para clubes. Sports Value. p. 3-94. 2022.

-Vaquer, G. Globo supera 40 pontos de audiência no RJ e no RS em decisão do Brasileiro. UOL. 2018. 25/02/2021. Disponível em: < https://www.uol.com.br/esporte/colunas/gabriel-vaquer/2021/02/25/com-decisao-do-brasileirao-globo-ultrapassa-marca-de-40-pontos-no-rj-e-rs.htm>

Publicado
2023-11-26
Como Citar
Cordeiro, A. M., Pinto , C. B., Reis, C. P., Teixeira, D. M. D., & Sá , M. V. de. (2023). Relação entre a receita dos direitos de transmissão e a classificação final dos clubes que disputaram o campeonato brasileiro de futebol masculino da série a na época de 2021. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 15(63), 227-233. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1349
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original