Parâmetros de flexibilidade e impulsão vertical em atletas de futebol da categoria sub 20
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a correlação entre a flexibilidade dos membros inferiores e o salto vertical e determinar parâmetros de flexibilidade e impulsão vertical em jogadores de futebol da categoria sub 20. A amostra foi constituída por 24 atletas do sexo masculino com idades compreendidas entre os 16 e 21 anos em período de competição. Foram excluídos do estudo todos os atletas da equipa com menos de seis meses de experiência em treino futebolístico ou que sofreram lesões nos membros inferiores nos seis meses anteriores à realização das avaliações. Após a familiarização dos testes, avaliou-se a flexibilidade e o salto vertical, através dos protocolos banco de Wells e impulsão vertical, respetivamente. Os principais resultados do presente estudo foram que não houve correlação entre o salto vertical e a flexibilidade (r=0,09), e a média de flexibilidade da amostra foi de 37,4±6 cm de alcance no banco de Wells e a impulsão vertical foi de 43±6 cm em atletas de futebol da categoria de futebol sub 20. Além disso, os dados do presente estudo com os resultados encontrados na literatura permitem afirmar que os jogadores de futebol sub 20 apresentam uma flexibilidade entre os 37 e os 39 cm de alcance no banco de Wells e uma impulsão vertical entre os 41 e os 43 cm. Estes parâmetros são importantes para treinadores realizarem o acompanhamento e comparação dos seus atletas desta categoria submetidos a estas avaliações físicas. Em conclusão, não se verificou correlação entre o salto vertical e a flexibilidade dos membros inferiores (r=0,09) nos atletas de futebol da categoria sub 20.Referências
-ACSM. Manual American College Sports Medicine para avaliação da aptidão física relacionada à saúde. 3ª edição. Guanabara Koogan. 2011.
-Borin, J.P.; Oliveira, R.S.; Campos, M.G.; Creatto, C.R.; Padovan, C.R. Avaliação dos efeitos do treinamento no período preparatório em atletas profissionais de futebol. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Vol. 33. Núm. 1. p. 219-233. 2011.
-Coelho, D.B; Coelho, L.G.M.; Braga, M.L.; Paolucci, A.; Cabido, C.T.; Junior, J.B.F.; Mendes, T.T.; Prado, L.S.; Garcia, E.S. Correlação entre o desempenho de jogadores de futebol no teste de sprint de 30m e no teste de salto vertical. Motriz. Rio Claro. Vol. 17. Núm. 1. p. 63-70. 2011.
-Coledam, D.H.C.; Talamoni, G.A.; Cozin, M.; Santos, J.W. Efeito do aquecimento com corrida sobre a agilidade e a impulsão vertical em jogadores juvenis de futebol. Motriz. Rio Claro. Vol. 15. Núm. 2. p. 257-262. 2009.
-Gomes, F.V. A influência do treinamento de força nos níveis de impulsão horizontal e vertical em goleiros de futebol de campo na fase da adolescência. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 3. Núm. 7. p. 67-71. 2011.
-Gonçalves, H.R.; Arruda, M.; Valoto, T.A.; Alves, A.C.; Silva, F.A.; Fernandes, F. Análise de informações associadas a testes de potência anaeróbia em atletas jovens de diferentes modalidades esportivas. Arq. Ciênc. Saúde Unipar. Umuarama. Vol.11. Núm. 2, p. 115-121. 2007.
-Kisner, C; Colby, L A. Exercícios terapêuticos fundamentos e técnicas. 4ª edição. Manole. 2005.
-Lima, M. A.; Silva, V. F. Correlação entre resistência de força e flexibilidade dos músculos posteriores de coxa de desportista amadores de futebol de campo. Fitness e Performance Journal. Rio de Janeiro. Vol. 5. Núm. 6. p. 376-382. 2006.
-Marques, M.C.; Travassos, B.; Almeida, R. A força explosiva, velocidade e capacidades motoras específicas em futebolistas juniores amadores: Um estudo correlacional. Motricidade. Vol. 6. Núm. 3. p. 5-12. 2010.
-Pertile, L.; Vaccaro, T.C.; Marchi, T.; Rossi, R.P.; Grosselli, D.; Mancalossi, J.L. Estudo comparativo entre o método pilates e exercícios terapêuticos sobre a força muscular e flexibilidade de tronco em atletas de futebol. ConScientiae Saúde. Vol. 10. núm. 1. p. 102-111. 2011.
-Pitanga, F.J.G. Testes, medidas e avaliação em educação física e esportes. 5ª edição. São Paulo. Phorte. 2008.
-Silva, P.R.S.; Roxo, C.D.M.N.; Visconti, A.M.; Teixeira, A.A.A.; Rosa, A.F.; Firmino, M.T.; Simões, R.; Montesso, A.; Gama, W.; Nichols, D.; Monteiro, J.C.S; Sousa, J.M. Índices de aptidão funcional em jogadores de futebol da Seleção Nacional da Jamaica. Rev Bras Med Esporte. Vol. 5. Núm. 3. 1999.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).