A consciência tática desenvolvida nas equipas de escola que participam no campeonato da Federação Estadual de Futsal na categoria sub 17 no município de Vila Velha - ES
Resumo
Objectivo: O estudo tem como propósito comparar o rendimento escolar e o IMC de escolares do ensino secundário entre praticantes e não praticantes de actividade física extra-aula, Materiais e Métodos: A amostra foi constituída por 80 escolares do Ensino Secundário da Escola Secundária Castro Alves . Os instrumentos utilizados foram: Análise documental (rendimento escolar em nota) e medição da massa corporal (em quilogramas) e da estatura (em centímetros) para determinação do IMC. Resultados: Quanto ao IMCe desempenho escolar, os escolares que se encontram abaixo do peso/normal obtiveram média de 7,48 ± 0,80 e os escolares com sobrepeso/obeso obtiveram média 7,14 ± 0,76. Quanto à prática de atividade física e ao desempenho escolar, os escolares praticantes de atividades físicas obtiveram uma média geral de 7,74 ± 0,66, enquanto os não praticantes obtiveram uma média geral de 7,11 ± 0,80. No que diz respeito à prática de atividade física e ao IMC os resultados obtiveram diferença estatística significativa quando comparado o grupo abaixo do peso e acima do peso. Conclusão: O IMC não apresentou relação estatística significativa com o rendimento escolar, pois os escolares com índices de massa corporal baixa/normal ou elevada obtiveram desempenho escolar semelhante.
Referências
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