Il portiere di calcio: uno sguardo dalla prassiologia motoria

  • Cesar Vieira Marques Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Antonio Guilherme Schmitz Filho Universidade Federela de Santa Maria
  • Otávio Baggioto Bettega Universidade de Campinas
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria
Parole chiave: Gli sport, Comunicazione, Addestramento

Abstract

Il portiere di calcio è caratterizzato da una serie di particolarità rispetto agli altri giocatori, come previsto dal regolamento. Di conseguenza, è spesso visto in modo frammentato dal contesto di gioco e il suo percorso formativo si svolge in modo molto particolare rispetto al resto della squadra, incentrato sulla ripetizione e sul miglioramento dei gesti tecnici. Per contrastare questa concezione, la presente ricerca effettua un'analisi sulla prestazione del portiere a partire dalle logiche interne del calcio, proponendo implicazioni per il suo processo formativo. Questa la strutturazione svolta da una ricerca teorica, utilizzando gli strumenti della Prassiologia Motoria, che evidenziano la partecipazione del portiere agli aspetti comunicativi del gioco così come il resto dei partecipanti. In questo senso, la Motive Action del portiere ha senso solo dalle esigenze che il gioco presenta, necessitando di essere sviluppata dalla specificità delle situazioni che emergono nel calcio e dalla necessità per il portiere di leggere e adattarsi ad ogni momento della partita, nel contesto dell'interazione tra compagni di squadra e avversari. L'elemento oppositivo acquisisce importanza nella partecipazione del portiere al gioco e dovrebbe essere centrale nel processo di allenamento fornendo gli aspetti di imprevedibilità presenti nel gioco.

Biografie autore

Cesar Vieira Marques Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Fí­sica - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Durante dois anos, bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto: O Ensino dos Esportes na Escola: Intervenções a Partir dos Cenários Produzidos na Mí­dia. Duante um ano, treinador esportivo na Sociedade Esportiva Novo Horizonte. Especialista em Educação Fí­sica Escolar na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria

Antonio Guilherme Schmitz Filho, Universidade Federela de Santa Maria

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1985), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutor em Ciências da Comunicação Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Desde 2006 é professor adjunto do Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Fí­sica e Desportos (CEFD/UFSM). Atua nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado (Educação Fí­sica) e como pesquisador no Programa de Pós-Graduação do CEFD/UFSM. Possui experiência e orienta trabalhos de conclusão de graduação e iniciação científica envolvendo o ensino e a aprendizagem esportiva, o sentido esportivo, a análise dos cenários esportivos e de saúde na mí­dia, a cultura esportiva e o ensino esportivo através da navegação adaptativa. Desenvolve desde 2006, junto à UFSM, um Programa de Extensão voltado ao desenvolvimento e a sustentabilidade esportiva. Integra como representante do CEFD/UFSM o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/2014). Participa do NP de Comunicação e Esporte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). É autor de Jornalismo Esportivo na Copa de 1998: uma tentativa de análise crí­tica das crí­ticas (São Gabriel: URCAMP, 2001). Coordena o Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mí­dia (LACEM).

Otávio Baggioto Bettega, Universidade de Campinas

Graduado no Curso de Educação Fí­sica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Fí­sica no curso de especialização: Atividade Fí­sica, Desempenho Motor e Saúde, linha de pesquisa Cenários Esportivos na Mí­dia na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre no Programa de Pós Graduação em Educação Fí­sica da Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação Fí­sica da Universidade Estadual de Campinas.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Fí­sica, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional de Educación Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Fí­sica, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Fí­sica desta instituição. É vice-lí­der do GPELF ? Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores, e lí­der do Grupo de Estudos Praxiológicos, GEP-Brasil, grupo que agrega pesquisadores deste tema no Brasil e Latino-América. É vogal da Associação Internacional de Praxiologia Motriz, AIPRAM. Pesquisa na área de Educação Fí­sica, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, Pedagogia dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Fí­sica. 

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Pubblicato
2017-09-10
Come citare
Vieira Marques Filho, C., Schmitz Filho, A. G., Baggioto Bettega, O., & Magno Ribas, J. F. (2017). Il portiere di calcio: uno sguardo dalla prassiologia motoria. RBFF - Rivista Brasiliana Di Futsal E Calcio, 9(35), 406-415. Recuperato da https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/541
Sezione
Articoli scientifici - Originali