Estrés desde la iniciación deportiva hasta la profesionalización: un análisis exploratorio de la trayectoria de deportistas profesionales de fútbol

  • André Luis Aroni UniMetrocamp Wyden, Campinas-SP, Brasil.
  • Guilherme Bagni Centro Universitário Hermí­nio Ometto, Araras-SP, Brasil.
  • Giovanni Luchetti Bocchio UniMetrocamp Wyden, Campinas-SP, Brasil.
  • Edson Filho University of Central Lancashire, Preston, United Kindom.
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.
Palabras clave: Estrés psicológico, Adaptación psicológica, Fútbol

Resumen

En los últimos años, la iniciación deportiva ha sido objeto de estudio de numerosos trabajos en la literatura internacional, así como la transición profesional. Sin embargo, gran parte del trabajo de transición se centra en el final de la carrera deportiva. Así, el objetivo del presente estudio fue analizar la trayectoria de futbolistas en el proceso de iniciación deportiva a la profesionalización, observando las fuentes de estrés y afrontamiento en cada transición de categoría. Un total de 27 jugadores profesionales participaron en este estudio descriptivo y exploratorio. Para la recolección de datos se utilizó un guión de entrevista con quince preguntas basado en instrumentos de Gomes (2011) y de Stambulova et al (2009). Los jugadores identificaron numerosas fuentes de estrés (p. ej., comportamiento de los padres, lesiones, atletas más fuertes) y estrategias de afrontamiento (p. ej., jugar mejor, hablar con la familia) a lo largo del proceso de iniciación y profesionalización del deporte. La mayoría de las estrategias de afrontamiento consistieron en enfoques centrados en la resolución de problemas, dadas las diferentes demandas de estrés que enfrentan los atletas a lo largo de sus carreras. Como consideraciones finales, el estudio ayuda a los entrenadores y dirigentes de iniciación deportiva a ser conscientes de las exigencias que se presentan, además de las habituales cuestiones físicas, técnicas y tácticas.

Biografía del autor/a

André Luis Aroni, UniMetrocamp Wyden, Campinas-SP, Brasil.

Licenciado pleno em Educação Fí­sica pela PUC; Especialista em Fisiologia do Exercí­cio pela UVA e Atividade Motora Adaptada pela UNICAMP; MBA em Gestão Educacional e Docência no Ensino Superior pela UniMetrocamp Wyden; Mestre em Treino Desportivo pela ULHT de Lisboa - Portugal; Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP, com bolsa CAPES no paí­s e PDSE na Florida State University - Estados Unidos; Pós-doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP. Atualmente é Coordenador do curso de Educação Fí­sica da Faculdade Anhanguera de Campinas; Professor Adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Fí­sica, Dança, Fisioterapia e Nutrição da UniMetrocamp Wyden; Docente convidado no curso de Pós-graduação em Psicologia do Esporte do Grupo Educacional Estácio; Pesquisador convidado do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE / UNESP - desde 2011), com interesse nos temas: gestão educacional e esportiva, novas tecnologias em educação e esporte, história da educação e do esporte.

Guilherme Bagni, Centro Universitário Hermí­nio Ometto, Araras-SP, Brasil.

Possui Graduação em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro/SP, Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro/SP. Atualmente é Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro/SP. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (LEPESPE). Docente no Centro Universitário Hermí­nio Ometto - UNIARARAS/SP e no curso de Pós-graduação em Psicologia do Esporte da Estácio

Edson Filho, University of Central Lancashire, Preston, United Kindom.

Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Minas Gerais. é doutor em Psicologia Educacional (Major in Sport & Exercise Psychology) pela Florida State University (2012), e pós-doutor em Neurociência & Psicofisiologia pela Universidade de Chieti (2013), Behavioral Imaging and Neural Dynamics (BIND) Center. Dr. Edson Filho é autor e co-autor de vários artigos nas áreas de expert performance, esportes coletivos, coaching e dinâmica de grupo, e bio- neurofeedback. Ademais, recebeu diversos prêmios acadêmicos incluindo a Dissertation Award in Sport & Exercise Psychology pela American Psychological Association, e seu trabalho foi divulgado por importantes mí­dias cientí­ficas incluindo BBC News, Nature Lindau e Scientific American. Dr. Edson Filho é consultor em treinamento mental certificado pela Association for Applied Sport Psychology, e membro do United Sates Olympic Committee - Sport Psychology Registry.

Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.

Licenciado em Educação Fí­sica pela PUC- Campinas (1976); graduado em Filosofia e Pedagogia; graduado em Psicologia (2018). Mestre (1985) e doutor(1994) em Educação, pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, com a tese " Agressividade e ansiedade em atletas jovens" (1998). Foi editor-chefe da Revista MOTRIZ, presidente da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, de 2006-08) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE) (2011-17), no IB/UNESP. Atualmente é editor-chefe do Brazilian Journal of Sport Psychology, consultor da Revista Iberoamericana de Psicologí­a del Ejercí­cio e del Deporto, da Revista Movimento, da Revista Movimento & Percepção e da Coleção Pesquisa em Educação Fí­sica. Professor adjunto II na UNESP/ Rio Claro, em RDIDP. Atua na interface educacional, com ênfase nos temas: estados emocionais, identidade psicológica do esportista, gênero e masculinidade no esporte e lesões psicológicas esportivas. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Vice-presidente da ABEPEEX, na atual gestão. Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratório de Psicologia do Esporte, junto ao Prof. Dr. Duarte Araújo, da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa (08-09) e na Universidade do Minho, com Prof. Dr. Antônio Rui Gomes (10-11). Bolsista PQ (2010-13). 

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Publicado
2019-02-17
Cómo citar
Aroni, A. L., Bagni, G., Bocchio, G. L., Filho, E., & Machado, A. A. (2019). Estrés desde la iniciación deportiva hasta la profesionalización: un análisis exploratorio de la trayectoria de deportistas profesionales de fútbol. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 11(43), 263-272. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/773
Sección
Artículos Científicos - Originales