Análise das ações defensivas da goleiras durante competições de Futsal feminino
Resumo
Introdução: Futsal ao longo do tempo fora sendo difundido pelo mundo, chegando no Brasil com grande adesão da população. Atualmente estudos estão sendo executados a fim de compreender a modalidade no âmbito não somente fisiológico, como em questões técnica-táticas. Objetivo: O estudo teve como finalidade analisar e quantificar as ações das goleiras durante uma competição estadual de futsal feminino. Métodos: Pesquisa de natureza observacional com delineamento transversal. Utilizou-se o método de análise de desempenho com preenchimento in loco de fundamentos técnicos defensivos durante 31 jogos de uma competição estadual. Resultados: Os dados obtidos apresentaram que 66.48% foram realizadas com as mãos, 10.74% defesas com os pés e 22.78% defesas nas saídas do gol. Conclusão: Após análise, os valores mostraram que houve superioridade das defesas com as mãos equivalente.
Referências
-Berto, E. M.; Magalhães, F. C.O. Análise quantitativa das ações do goleiro de Futebol. RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm. 34. p. 273-281. 2017. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/499>
-Drubscky, R. Universo Tático do Futebol escola brasileira. 2ª edição. Belo Horizonte. Ricardo Drubscky de Campos. 2014.
-Fonseca, G. M. M. Futsal: treinamento para goleiros 2ªedição. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
-Irokawa, G.N.F. Caracterização das finalizações do jogo de futsal: um estudo sobre a Copa do Mundo de futsal FIFA 2008. TCC de Graduação Educação Física. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. UFMG. Belo Horizonte. 2009.
-Kunze, A.; Schlosser, M. W.; Brancher, E. A. Análise das técnicas de goleiro mais utilizadas durante os jogos de Futsal masculino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Núm. 30. p. 228-234. 2016. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/417>
-Léo, L. A. C. Estudo descritivo do nível técnico e tático do goleiro de futsal na copa do mundo de 2008. TCC de Graduação em Educação Física. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2010.
-Montano, A. S. G. Análise de desempenho no futebol: Uma análise do panorama atual desta área de atuação no futebol brasileiro, 2014. Disponível em: <http://universidadedofutebol.com.br/Artigo/15635/Analise-de-desempenho-nofutebol>.
-Pestana, E. R.; Navarro, A.C.; Santos, Í. J. L. M.; Cunha, M. L. A.; Araújo, M. L. Gomes de Carvalho, W. R. Análise dos gols e tendência com a equipe campeã em um campeonato de Futsal regional do Brasil. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Núm. 34. p. 327-332. 2017. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/518>
-Silva, E. M. N.; Borfe, L.; Burgos, L. T. Análise do nível técnico dos goleiros da ASSAF -Associação Santa-cruzense de futsal no campeonato série ouro do estado do Rio Grande do Sul no ano de 2012. Cinergis. Vol. 13. Núm. 4. p. 20-25. 2013.
-Sousa. R. A. A. Análise das ações defensivas do goleiro de futsal. TCC de Graduação Educação Física. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. UFMG. Belo Horizonte. 2011.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).