Estresse da iniciação esportiva até profissionalização: uma análise exploratória da trajetória de atletas profissionais de Futebol

  • André Luis Aroni UniMetrocamp Wyden, Campinas-SP, Brasil.
  • Guilherme Bagni Centro Universitário Hermí­nio Ometto, Araras-SP, Brasil.
  • Giovanni Luchetti Bocchio UniMetrocamp Wyden, Campinas-SP, Brasil.
  • Edson Filho University of Central Lancashire, Preston, United Kindom.
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.
Palavras-chave: Estresse psicológico, Adaptação psicológica, Futebol

Resumo

Nos últimos anos a iniciação esportiva têm sido objeto de estudo de inúmeros trabalhos na literatura internacional, assim como a transição de carreira. Entretanto, grande parte dos trabalhos sobre transição se concentram no término da carreira esportiva. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a trajetória dos jogadores de futebol no processo da iniciação esportiva até a profissionalização, observando as fontes de estresse e enfrentamento em cada transição de categoria. Um total de 27 jogadores profissionais participaram desse estudo descritivo e exploratório. Um roteiro de entrevista com quinze perguntas baseado nos instrumentos de Gomes (2011) e de Stambulova e colaboradores (2009) foi utilizado para coletar os dados. Numerosas fontes de estresse (por exemplo, comportamento dos pais, lesões, atletas mais fortes) e estratégias de enfrentamento (por exemplo, jogar melhor, conversar com a famí­lia) foram identificadas pelos jogadores ao longo do processo de iniciação e profissionalização do esporte. A maioria das estratégias de enfrentamento consistiu em abordagens focadas na resolução de problemas, frente as diferentes demandas de estresse encontradas pelos atletas ao longo de suas carreiras. Como considerações finais, o estudo contribui para que treinadores e lí­deres da iniciação esportiva possam estar atentos as demandas apresentadas, além das usuais questões fí­sicas, técnicas e táticas.

Biografia do Autor

André Luis Aroni, UniMetrocamp Wyden, Campinas-SP, Brasil.

Licenciado pleno em Educação Fí­sica pela PUC; Especialista em Fisiologia do Exercí­cio pela UVA e Atividade Motora Adaptada pela UNICAMP; MBA em Gestão Educacional e Docência no Ensino Superior pela UniMetrocamp Wyden; Mestre em Treino Desportivo pela ULHT de Lisboa - Portugal; Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP, com bolsa CAPES no paí­s e PDSE na Florida State University - Estados Unidos; Pós-doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP. Atualmente é Coordenador do curso de Educação Fí­sica da Faculdade Anhanguera de Campinas; Professor Adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Fí­sica, Dança, Fisioterapia e Nutrição da UniMetrocamp Wyden; Docente convidado no curso de Pós-graduação em Psicologia do Esporte do Grupo Educacional Estácio; Pesquisador convidado do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE / UNESP - desde 2011), com interesse nos temas: gestão educacional e esportiva, novas tecnologias em educação e esporte, história da educação e do esporte.

Guilherme Bagni, Centro Universitário Hermí­nio Ometto, Araras-SP, Brasil.

Possui Graduação em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro/SP, Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro/SP. Atualmente é Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro/SP. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (LEPESPE). Docente no Centro Universitário Hermí­nio Ometto - UNIARARAS/SP e no curso de Pós-graduação em Psicologia do Esporte da Estácio

Edson Filho, University of Central Lancashire, Preston, United Kindom.

Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Minas Gerais. é doutor em Psicologia Educacional (Major in Sport & Exercise Psychology) pela Florida State University (2012), e pós-doutor em Neurociência & Psicofisiologia pela Universidade de Chieti (2013), Behavioral Imaging and Neural Dynamics (BIND) Center. Dr. Edson Filho é autor e co-autor de vários artigos nas áreas de expert performance, esportes coletivos, coaching e dinâmica de grupo, e bio- neurofeedback. Ademais, recebeu diversos prêmios acadêmicos incluindo a Dissertation Award in Sport & Exercise Psychology pela American Psychological Association, e seu trabalho foi divulgado por importantes mí­dias cientí­ficas incluindo BBC News, Nature Lindau e Scientific American. Dr. Edson Filho é consultor em treinamento mental certificado pela Association for Applied Sport Psychology, e membro do United Sates Olympic Committee - Sport Psychology Registry.

Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.

Licenciado em Educação Fí­sica pela PUC- Campinas (1976); graduado em Filosofia e Pedagogia; graduado em Psicologia (2018). Mestre (1985) e doutor(1994) em Educação, pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, com a tese " Agressividade e ansiedade em atletas jovens" (1998). Foi editor-chefe da Revista MOTRIZ, presidente da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, de 2006-08) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE) (2011-17), no IB/UNESP. Atualmente é editor-chefe do Brazilian Journal of Sport Psychology, consultor da Revista Iberoamericana de Psicologí­a del Ejercí­cio e del Deporto, da Revista Movimento, da Revista Movimento & Percepção e da Coleção Pesquisa em Educação Fí­sica. Professor adjunto II na UNESP/ Rio Claro, em RDIDP. Atua na interface educacional, com ênfase nos temas: estados emocionais, identidade psicológica do esportista, gênero e masculinidade no esporte e lesões psicológicas esportivas. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Vice-presidente da ABEPEEX, na atual gestão. Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratório de Psicologia do Esporte, junto ao Prof. Dr. Duarte Araújo, da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa (08-09) e na Universidade do Minho, com Prof. Dr. Antônio Rui Gomes (10-11). Bolsista PQ (2010-13). 

Referências

-Alfermann, D.; StambulovaN. Career Transitions and Career Termination. IN Tenenbaum, G.; Eklund, R. Handbook of Sport Psychology. 3ª edição. New York. Wiley. 2007.

-Armatas, V.; Yiannakos, A.; Sileloglou, P. Relationship between time and goal scoring in soccer games: Analysis of three World Cups. International Journal of Performance Analysis in Sport. Vol. 7. Num. 2. 2007. p. 48-58.

-Aroni, A.L. Seguindo o modelo transacional cognitivo, motivacional e relacional de Lazarus: uma análise exploratória de golfistas avaliados pelo radar Trackman®. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. 2016.

-Bardin, L. Análise de conteúdo. 2ª edição. Lisboa. Edições 70. 2011.

-Bloom, B.S. Developing Talent in Young People. New York. Ballantine. 1985.

-Carver, C.S.; Scheier, M.F.; Weintraub, J.K. Assessing coping strategies: A theoretically based approach. Journal of Personality and Social Psychology. Washington. Vol. 56. Num. 2. 1989. p. 267-283.

-Costa, V.T.; Simim, M.A.; Noce, F.; Costa, I.T.; Samulski, D.M.; Moraes, L.C. Comparison of relative age of elite athletes participating in the 2008 Brazilian soccer championship series A and B. Motricidade. Ribeira da pena. Vol. 5. Num. 3. 2009. p. 13-17. DOI: 10.6063/motricidade.5(3).190.

-Côté, J.; Baker, J.; Abernethy, B. Practice and play in the development of sport expertise. IN Tenenbaum, G.; Eklund, R. Handbook of Sport Psychology. 3ª edição. New York. Wiley. 2007.

-Côté, J. The Influence of the Family in the Development of Talent in Sport. The Sport Psychologist. Vol. 3. Num. 4. 1999. p. 395-417. DOI: 10.1123/tsp.13.4.395.

-Dugdale, J.R.; Eklund, R.C.; Gordon, S. Expected and unexpected stressors in major international competition: Appraisal, coping, and performance. The Sport Psychologist. Vol. 16. Num. 1. 2002. p. 20-33. DOI: 10.1123/tsp.16.1.20.

-Fletcher, D.; Fletcher, J. A meta-model of stress, emotions and performance: Conceptual foundations, theoretical framework, and research directions. Journal Sport Science. Vol. 23. 2005. 157-158.

-Folkman, S.; Moskowitz, J.T. Coping: Pitfalls and Promise. Annual Review of Psychology. Palo Alto. 2004. Vol. 55. 2004. p. 745-774. DOI: 10.1146/annurev.psych.55.090902.141456.

-Garganta, J.; Guilherme, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. in: Tavares, F. Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto. Editora FADEUP. 2013.

-Gomes, A.R. Positive human functioning in stress situations: An interactive proposal. IN Gomes, A.R.; Resende, R.; Albuquerque, A. Positive human functioning from a multidimensional perspective: Promoting stress adaptation. New York. Nova Science. 2014.

-Gomes, R. Adaptação humana em contextos desportivos: contributos da teoria para a avaliação psicológica. Avaliação Psicológica. Vol. 10. Num. 1. 2011. p. 13-24.

-Hanin, Y.L. Emotions in Sport: Current Issues and Perspectives. IN Tenenbaum, G.; Eklund, R. Handbook of Sport Psychology. 3.ed. New York. Wiley. 2007.

-Hardy, L.; Jones, G.; Gould, D. editors. Understanding psychological preparation for sport: theory and practice of elite performers. New York. Wiley. 1996.

-Holt, N.L.; Hogg, J.M. Perceptions of stress and coping during preparations for the 1999 women’s soccer World Cup finals. The Sport Psychologist. Vol. 16. Num. 3. 2002. p. 251-271. DOI: 10.1123/tsp.16.3.251

-Lazarus, R. Emotion and adaptation. New York. Oxford University Press. 1991.

-Lazarus, R. Stress and emotion: a new synthesis. New York. Springer. 1999.

-Lazarus, R.; Folkman, S. Stress, appraisal, and coping. New York. Springer. 1984.

-Lazarus, R. From psychological stress to the emotions: A history of changing outlooks. Annual Review of Psychology. Vol. 44. 1993. p. 1-21. DOI: 10.1146/annurev.ps.44.020193.000245.

-Machado, A.A. Psicologia do esporte: da educação física escolar ao treinamento esportivo. São Paulo. Guanabara Koogan. 2006.

-Marques, M.P.; Samulski, D.M. Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a profissional: escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 23. Num. 2. 2009. p. 103-119. DOI: 10.1590/S1807-55092009000200002

-Marques, R.F.R.; Lima, C.P.M.; Moraes, C.; Nunomura, M.; Simões, E.C. Formação de jogadores profissionais de voleibol: relações entre atletas de elite e a especialização precoce. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 28. Num. 2. 2014. p. 293-304. DOI: 10.1590/1807-55092014000200293.

-Mascara, D. I.; Calicchio, L.; Chimina, J. G. C.; Navarro, A. C. Análise da incidência de gols no campeonato Paulista 2009: Série A1, A2 e A3. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 2. Num. 4. 2010. p.42-46. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/vi ew/41/41>

-Mcgrath, J.E. Major methodological issues. IN Mcgrath, J.E. Social and psychological factors in stress. New York. Holt, Rinehart & Winston. 1970.

-Moraes, L.C.; Filho, E. Peneiradas: Estudo do processo de seleção de jovens futebolistas. inSilami-Garcia, E.; Lemos, K.L.M. Temas Atuais -XI em Educação Física e Esportes. Instituto Casa da Educação Física. 2006.

-Park, S.; Lavallee, D.; Tod, D. Athletes’ Career Transition Out of Sport: A Systematic Review. International Review of Sport and Exercise Psychology. Vol. 6. Num. 1. 2013. p. 22-53.

-Ramos, A.M.; Neves, R.L.R. A iniciação esportiva e a especialização precoce à luz da teoria da complexidade -notas introdutórias. Pensar a Prática. Vol. 11. Num. 1. 2008. p. 1-8.

-Reilly, T.; Williams, A.M.; Nevill, A.; Franks, A. A Multidisciplinary Approach to Talent Identification in Soccer. Journal of Sports Science. Abingdon. Vol. 18. Num. 9. 2000. p. 695-702. DOI: 10.1080/02640410050120078.

-Richardson, R.J. Pesquisa social: método e técnicas. São Paulo. Atlas. 1989.

-Salmela, J.H.; Young, B.W.; Kallio, J. Within-Career Transitions of the Athlete-Coach-Parent Triad. IN Lavallee, D.; Wylleman, P. Career Transitions in Sport: International Perspectives. Morgantown. FIT. 2000.

-Stambulova, N.; Alfermann, D.; Statler, T.; Côté, J. ISSP Position Stand: Career Development and Transitions of Athletes. International Journal of Sport and Exercise Psychology. Vol. 7. Num. 4. 2009. p. 395-412.

-Stambulova, N.; Stephan, Y.; Jarphag, U. Athletic Retirement: A Cross-National Comparison of Elite French and Swedish Athletes. Journal of Psychology of Sport and Exercise. Vol. 8. Num. 1. 2007. p. 101-118.

-Stambulova, N. Developmental Sports Career Investigations in Russia: A Post-Perestroika Analysis. The Sport Psychologist. Birmingham. Vol. 8. Num. 3. 1994. p. 221-237. DOI: 10.1123/tsp.8.3.221.

-Thomas, J.R.; Nelson, J.K.; Silverman, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6.ed. Porto Alegre. Artmed. 2012.

-Torregrosa, M.; Cruz, J.; Sousa, C.; Viladrich, C.; Villamarín, F.; Garcia-Mas, A. La influênciade padres y madres en el compromiso deportivo de futebolistas jóvenes. Revista Latinoamericana de Psicologia. Vol. 39. Num. 2. 2007. p. 227-237.

-Vallerand, R.J.; Deci, E.L.; Ryan, R.M. Intrinsic motivation in sport. Exercise and Sport Science Review. Vol. 15. Num. 1. 1987. p. 389-425.

-Weinberg, R.S.; Gould, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6ªedição. Porto Alegre. Artmed. 2017.

-Wylleman, P.; Alfermann, D.; Lavallee, D. Career Transitions in Sport: European Perspectives. Psychology of Sport and Exercise. Vol. 5. Num. 1. 2004. p. 7-20.

Publicado
2019-02-17
Como Citar
Aroni, A. L., Bagni, G., Bocchio, G. L., Filho, E., & Machado, A. A. (2019). Estresse da iniciação esportiva até profissionalização: uma análise exploratória da trajetória de atletas profissionais de Futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(43), 263-272. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/773
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original