Diferenças de velocidade e agilidade entre praticantes e não praticantes de futsal na fase pré-púbere da cidade de Petrópolis/RJ

  • David Moreira Damico Graduado (a) em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP/RJ). Pós-graduado em Educação Fí­sica escolar pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ)
  • Ana Paula Ramos Junqueira Graduado (a) em Educação Fí­sica pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP/RJ)
  • Rubem Machado Filho Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP/SP)
Palavras-chave: Futsal, Pré-púberes, Capacidades físicas

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar asdiferenças de velocidade e agilidade entre praticantes e não praticantes do futsal na fase pré-púbere da cidade de Petrópolis/RJ. A amostra foi composta por 30 (trinta) indivíduos praticantes e não praticantes do futsal na fase pré-púbere. No caso de indivíduos praticantes do futsal foram excluídos do estudo os goleiros e no grupo dos não praticantes foram descartados indivíduos que praticavam qualquer outra modalidade desportiva extra. A coleta de dados foi realizada em um clube de futsal do município dePetrópolis para o grupo de indivíduos praticantes do desporto, para o grupo de não praticantes foram utilizados alunos de uma escola da rede municipal de Petrópolis. Foi utilizada a estatística de inferência, para análise de variância fatorial para detectar possíveis diferenças manifestadas. O nível de significância considerado foi de p < 0,05, isto é, 95% de certeza para as afirmativas e/ou negativas que o presente estudo denotou. O teste de velocidade mostrou claramente que aqueles que praticam o futsal apresentam melhores resultados, evidenciando a maior diferença de pontuação entre todos os testes aplicados. Observou-se que a agilidade não é a mesma, os índices alcançados verificaram a diferença da falta de coordenação motora daqueles que não praticam ofutsal, em comparação com aqueles que o praticavam.

Referências

-Almeida, G. T.; Rogatto, G.P. Efeitos do método pliométrico sobre a força explosiva, agilidade e velocidade de deslocamento em jogadoras de futsal. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Vol. 2. Núm. 1. p. 23-38. 2007.

-Barbanti, V. J. Dicionário de educação física e esporte. 2ª edição. Manole. 2003.

-Bompa, T. O. Treinamento Total para Jovens Campeões. Manole. 2002.

-Duarte, M. F. S.; Duarte C. R. Evolução de aptidão motora em escolares da rede pública de ensino -Diadema SP. Rev. Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 2. Núm. 2. p. 67-72.1985.

-Estigarribia, R. C. Aspectos Relevantes na Iniciação ao Futsal. Disponível em: <http://www.pucrs.br/disciplinas/fefid/voser/artigo.pdf>. Acesso em 18/01/2013.

-Gaya, A.; Silva, G. Projeto Esporte Brasil: manual de aplicação de medidas e testes, normas e critérios de avaliação. Porto Alegre. PROESP-BR. 2007.

-Gomes, A. C.; Machado, J. A. Preparação desportiva no futsal: organização do treinamento na infância e adolescência. Revista Treinamento Desportivo. Universidade Estadual de Londrina. Vol. 4. Núm. 1.1999.

-Gomes, A. C.; Machado, J. A. Futsal Metodologia e Planejamento na Infância e Adolescência. Midiograf. 2001.

-Johnson B. L.; Nelson, J. K. Practical measurements for evaluation in physical education. Minnessota. Burgess Publishing. 1986.

-Matsudo, V. K. R. Critérios biológicos para diagnóstico, prescrição e prognóstico de aptidão física em escolares de 7 a 18 anos de idade. Tese de Livre Docência. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro. 1992.

-Mutti, D. Futsal: da Iniciação ao alto nível. 2ªedição. Phorte. 2003.

-Passos, W. S.; Alonso, L. A influência do treinamento de futsal na velocidade e agilidade de escolares. EFDeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Núm. 129. 2009.

-Schmid, S.; Alejo, B. Complete Conditiong for Soccer. Champaign. Human Kinetics. 2002.

-Weineck, E.J. Futebol Total: o treinamento físico no futebol. Phorte. 2004.

Publicado
2013-06-08
Como Citar
Damico, D. M., Junqueira, A. P. R., & Filho, R. M. (2013). Diferenças de velocidade e agilidade entre praticantes e não praticantes de futsal na fase pré-púbere da cidade de Petrópolis/RJ. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 5(16). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/181
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original