O futebol no contexto dos espaços urbanos
Resumo
O futebol ganhou projeção progressiva na centralidade em espaços urbanos, alternando momentos de calmaria e de grande agitação. Mesmo os equipamentos materiais do jogo (campos, estádios e arenas), marcam referências e convergências em cidades de pequeno, médio ou grande porte, principalmente em países de considerável apego à prática, caso do Brasil. Por democratizar-se e popularizar-se rapidamente, o futebol estimula disputas por espaços e marca simbolismos urbanos, muito por conta dos significados atribuídos ao ludopédio pelos indivíduos e pelas dinâmicas políticas, econômicas, culturais e sociais que o esporte proporciona.
Referências
-Bosi, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Queiroz. 1983.
-Estatutos. Amaro Football Club, America Football Club, Andarahy Athetico Club, Associação Amália de Desportos Atléticos, Associação Athética Suburbana (RJ), Associação Atlética Matarazzo, Bangu Atlhetic Club, Bonsucesso Football Club, Club Athetico Paulistano, Fidalgo Football Club, Grêmio Recreativo dos Empregados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Mavillis Foot Ball Club, Portinho Football Club, Primor Football Club, Ramos Football Club, Republicano Athetico Club. (s.d).
-Kupper, A. Os Segredos da Bola. São Paulo: Dialética. 2021.
-Lefebvre, H. Espaço e política. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2008.
-Le Goff, J. Uma vida dedicada à História. São Paulo: UNESP. 1998.
-Livros de Atas (Ata de Fundação da Associação Atlética Ponte Preta,Ata de Fundação do Volta Redonda Futebol Clube, Atas do Bangu Atlhetic Club - 1904, 1905, 1911, 1915 e 1916, Atas do Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, Atas do Rio Claro Futebol Clube -1915).
-Mascarenhas, G. A Geografia dos Esportes: uma introdução. Scripta Nova, Barcelona, n. 35, p. 1-14. marzo 1999.
-Mascarenhas, G. A Geografia e os Esportes: uma pequena agenda e amplos horizontes. Conexões: revista da faculdade de Educação Física da UNICAMP. Vol. 1. Núm. 2. 1999a.
-Mascarenhas, G. Construindo a cidade moderna: a introdução dos esportes na vida urbana do Rio de Janeiro. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro. Vol. 13. Núm. 23. p.17-39. 1999b.
-Mascarenhas, G. O corpo e a cidade: a epidemia de febre esportiva no Rio de Janeiro (1890-1920). Geo UERJ. Rio de Janeiro. Núm. 05. p. 35-48. 1999c.
-Mortara, G. Um enigma resolvido: a população do Brasil. Estudos Brasileiros de Demografia. Rio de Janeiro. Vol. 1. Núm. 7. p. 72-3. 1947.
-Periódicos (A Gazeta Esportiva, edições de 1930; A Gazeta Suburbana, de 1910 a 1920; Correio da Manhã, de 1933 a 1938; Gazeta de Notícias, 1930; Jornal da Manhã, 1905 e 1921; Jornal do Commércio, de 1904 a 1906; O Comércio de São Paulo, 1915; O Estado de S. Paulo, de 1902 a 1938).
-Relatórios (Relatório de Governo do Prefeito Antônio da Silva Prado, 1901; Relatórios da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, de 1872 a 1918; Relatórios da Federação Internacional de Futebol Associação, de 1974 a 2018).
-Santos Neto, J. M. Visão de jogo: primórdios do futebol no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
-São Paulo. Secretaria da Justiça e da Segurança Pública. Decisões do governo. 1914.
-Seabra, O. C. L. Urbanização e fragmentação: cotidiano e vida de bairro na metamorfose da cidade em metrópole, a partir das transformações do Bairro do Limão. Tese de Livre Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2003.
-Sevcenko, N. O prelúdio republicano, astúcias de ordem e ilusões do progresso. In: Novais, Fernando (coord.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia dos Livros. 1998.
-Silva, A. B.; Chaveiro, E. F. Futebol, Espaço e Cultura no mundo contemporâneo. II Colóquio Nacional do Núcleo de Estudo em Espaços e Representações. 2006.
Copyright (c) 2025 Agnaldo Kupper

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).