Influência em participar da escolinha de futebol

  • Romerito Trentini da Cruz Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Futebol, Incentivos, Cidadania, Saúde

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica e de campo buscando saber o motivo pelos quais as crianças tornam-se interessadas em participar de uma escolinha de futebol. Os resultados encontrados apontam, em conformidade com a literatura pesquisada que começam a jogar futebol por uma série de razões, mas o fator mais predominante é por causa da influência dos adultos. Isto é particularmente verdadeiro para as crianças mais jovens, entre as idades de 5 e 10 anos. Nas afirmativas para o desejo de se tornarem profissionais. Os objetivos que orientaram esta pesquisa foram de contextualizar e conhecer as razões da participação no esporte, se por influencia do pai ou da mídia, ou ainda da mídia. Para buscar os resultados pretendidos, aplicaram-se para a amostra de trinta e cinco alunos na faixa etária entre nove e doze anos um questionário, demonstrado nos tópicos abaixo os resultados alcançados, colocando-se em primeiro momento o desejo da própria criança em tornar-se jogador profissional. As análises da literatura e dos dados coletados demonstram que em realidade, existe grande influência da família, tanto para a prática esportiva como aos pais, desejosos de verem seus filhos ganharem a oportunidade de serem profissionais, ou apenas preencher uma lacuna pessoal buscando nos filhos a correção de seus próprios erros. A pesquisa contou com apoio da escolinha de futebol do Grêmio Esportivo Vila Nova, situado na cidade de Rio Negrinho e fez uso de material bibliográfico referente ao tema proposto.

Referências

-Freire, J.B. Pedagogia do Futebol. Campinas. Autores Associados, 2003.

-Franco, M.L.P.B. Porque o conflito entre as tendências metodológicas não é falso. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Núm. 66, 1985.

-Gallahue, D.L.; Ozmun, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo. Phorte, 2003.

-Harris, P.L. Criança e emoção: o desenvolvimento da compreensão psicológica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

-Korsakas, P.; Rose Junior, D. Os encontros e os desencontros entre esporte e educação: uma discussão filosófico-pedagógica. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes. São Paulo, Ano 1. Núm. 1, 2002.

-Machado, A.A.; Presoto, D. Iniciação esportiva: seu redimensionamento psicológico. In Buriti, M.A. Psicologia do esporte. 2ª edição. Alínea. Campinas. 2001.

-Thomas, J.R.; Nelson, J.K. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2002.

-Vinicius, C.P. Bola Fora: A História do Êxodo do Futebol Brasileiro. Panda Books. São Paulo, 2008.

Publicado
2012-04-09
Como Citar
Cruz, R. T. da. (2012). Influência em participar da escolinha de futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 3(10). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/112
Seção
Artigos: Edição Especial