As metodologias de ensino-aprendizagem da tática em escolinhas de Futebol de Montes Claros-MG

Diogo Santiago Mendes Paula, Jiulliano Carlos Lopes Mendes, Alexandre Alves Caribé da Cunha, Carlos Antonio Machado Junior, Alex Sander de Freitas

Resumo


O futebol baseia sua estratégia de ensino no domínio das habilidades motoras, ou seja, correr, saltar, entre outros, e habilidades técnicas, passe, finalização, recepção, entre outros. As escolinhas de futebol se tornaram muito comuns hoje em dia, em quase todas as cidades do Brasil existem ao menos uma. O professor deve estar alerta ao desenvolvimento dos processos cognitivos necessários do entendimento do jogo, associado diretamente à maturação cognitiva do aluno, e ele deve saber qual a melhor escolha de metodologia segundo sua realidade (Filgueira e Greco, 2008). O estudo buscou identificar, discutir e comparar as metodologias de ensino da tática em escolinhas de futebol de Montes Claros-MG. Utilizando a entrevista como instrumento de pesquisa, foram entrevistados quatro treinadores de escolinhas de Montes Claros-MG, com tempo de duração média de 8:25 minutos. Onde foi constatado que os treinadores adotam as metodologias mais citadas atualmente na literatura, também foi identificado que suas escolhas são semelhantes. Foi recomendado que para pesquisas futuras, investigasse como essas metodologias são utilizadas, ou amentando o número de treinadores analisados e correlacionando o desempenho delas com o nível de instrução do treinador e metodologias utilizadas.

 

ABSTRACT 

The methodologies of tactical teaching-learning in football schools in Montes Claros-MG

Football bases its teaching strategy without mastery of motor skills, that is, running, jumping, among others, and technical skills, passing, finishing, receiving, among others. Football schools have become very common nowadays, in almost every city in Brazil there are at least one. The objective of the study is the development of cognitive processes, as well as the development of cognitive processes, the development of cognitive processes, the development of methodology of their own reality (Filgueira and Greco, 2008). The study sought to identify, discuss and compare as methodologies teaching tactics in football choices in Montes Claros-MG. Using an interview as a research tool, four interviewers were interviewed in Montes Claros-MG, with average duration of 8:25 minutes. Where it was found as coaches adopt as methodologies more cited at present in the literature, it was also identified that their choices are similar. It was recommended for future research to investigate how these methodologies are what is the number of coaches analyzed and correlating their performance with the coach's instructional system and methodologies.


Palavras-chave


Escolas de Futebol; Metodologia da tática; Aprendizagem da tática; Técnico

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