Efeitos de um treino físico na aptidão física de escolares praticantes de futsal da cidade de Niterói-RJ

  • Rubem Machado Filho Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba-SP, Brasil.
Palavras-chave: Futsal, Aptidão física, Escolares

Resumo

Com o passar dos anos a popularidade do futsal tem vindo a aumentar no Brasil, assim como o futebol, este facto deve-se muito à sua prática na escola, devido ao reduzido espaço existente para a prática da Educação Física. Tendo por base este contexto, o estudo em questão tem como objetivo avaliar os efeitos de um treino físico na aptidão física de escolares da cidade de Niterói-RJ. A população foi constituída por 33 meninos escolares de 11 a 15 anos de idade, pertencentes ao Ensino Fundamental uma escola da Rede Estadual de Educação da cidade de Niterói-RJ. Os dados foram resumidos através de frequências, medidas de posição e medidas de dispersão e a determinação do tamanho do efeito (effect size). Para análise comparativa intragrupos (pre-pós) aplicou-se o Teste não paramétrico de Wilcoxon. A análise intragrupo dos voluntários mostra que, com exceção da corrida 20 m, houve uma melhoria significativa da aptidão física em todas as outras variáveis ​​no final do treino. No entanto, quando se avalia o efeito do treino, observa-se um efeito insignificante para as variáveis ​​impulsão horizontal, impulsão vertical, bola medicinal e corrida 6 min e pequeno efeito para corrida 20 m. As práticas específicas de modalidades desportivas referentes ao futsal apresentaram-se como sendo importantes para a melhoria das capacidades motoras dos escolares.

Biografia Autor

Rubem Machado Filho, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba-SP, Brasil.

Doutorando em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH, UNIMEP, Piracicaba, São Paulo, Brasil.

Referências

-Braga, F.; Generosi, R. A.; Garlipp, D. C.; Gaya, A. Programas de Treinamento de Força para Escolares sem uso de Equipamentos. Revista Eletrônica da Ulbra São Jerônimo. Vol. 3. 2008.

-Cohen, J. Statistical Power analysis for the behavioral sciences. 2nd ed. Hillsdale, NJ. Erlbaum. 1988.

-Damico, D. M.; Junqueira, A. P. R.; Machado Filho, R. Diferenças de velocidade e agilidade entre praticantes e não praticantes de futsal na fase pré-púbere da cidade de Petrópolis-RJ. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. Num. 16. 2013. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/181/173>

-Estigarribia, R. C. Aspectos Relevantes na Iniciação ao Futsal. Disponível em: <http://www.pucrs.br/disciplinas/fefid/voser/arti go.pdf>. Acesso em 10/01/2018.

-Faigenbaum, A.D. Comparison of 1 and 2 days per week of strength training in children. Res Q Exerc Sport. Vol. 73. p. 416-424. 2002.

-Gomes, A. C.; Machado, J. A. Preparação desportiva no futsal: organização do treinamento na infância e adolescência. Revista Treinamento Desportivo. Universidade Estadual de Londrina. Vol. 4. Núm. 1. 1999.

-Gomes, A. C.; Machado, J. A. Futsal Metodologia e Planejamento na Infância e Adolescência. Midiograf. 2001.

-Glaner, M. F. Importância da aptidão física relacionada à saúde. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 5. Núm. 2. p. 75-85. 2003.

-Hobold E. Indicadores de aptidão física relacionada à saúde de crianças e adolescentes do município de Marechal Cândido Rondon-Paraná, Brasil. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina. 2003.

-Machado Filho, R. Aptidão física de meninos escolares da cidade de Guarulhos-SP praticantes de atividades relacionadas ao Futsal após 15 semanas de treinamento. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Num. 11. 2012. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/120/117>

-Machado Filho, R. Comparação dos índices de flexibilidade, agilidade e força em escolares praticantes de futsal da região metropolitana de São Paulo antes e após um programa de atividade física. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Num. 25. p. 355-359. 2015. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/227/297>

-Oliveira, A. S. A.; Machado Filho, R. A especialização precoce em jovens atletas na modalidade de voleibol. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Núm. 153. Ano 15. 2011.

-Oliveira, A. R.; Gallagher, J. D. Treinamento de força muscular em crianças: novas tendências. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 2. Num. 3. p. 80-90, 1997.

-Vasques, D. G.; Silva, K. S.; Lopes, A. S. Aptidão cardiorrespiratória de adolescentes de Florianópolis-SC. Rev Bras Med Esporte. Vol. 13. Num. 6. 2007.

Publicado
2018-11-18
Como Citar
Filho, R. M. (2018). Efeitos de um treino físico na aptidão física de escolares praticantes de futsal da cidade de Niterói-RJ. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 10(39), 462-466. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/616
Secção
Artigos: Edição Especial