A formação de jovens atletas nas escolas de futebol em Fortaleza-CE

  • Abraham Lincoln de Paula Rodrigues Laboratório de Biomecânica da Universidade Federal do Ceará.
  • Aldemar Alexandre Souza Neto Núcleo de Estudos e Pesquisas em Esportes - Universidade Federal do Ceará.
  • Seigo Mirray Farias Marques Núcleo de Estudos e Pesquisas em Esportes - Universidade Federal do Ceará.
  • Otávio Nogueira Balzano Núcleo de Estudos e Pesquisas em Esportes - Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: Formação, Atletas, Futebol

Resumo

Atualmente podem-se encontrar várias escolinhas de futebol na cidade de Fortaleza-CE, proporcionando assim uma ampla oferta de trabalho para profissionais de educação física e ex-atletas. Perante isto, questiona-se a capacidade destes ex-atletas atuarem no processo de deteção, seleção, formação e promoção de atletas na modalidade. O estudo teve como objetivo analisar o processo formativo dos atletas nas escolinhas de futebol de Fortaleza-CE. Participaram no estudo três treinadores de três escolas de futebol distintas da capital. Utilizou-se na recolha de dados uma ficha para observação participativa e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados mostraram que apenas um entre os três avaliados é licenciado em Educação Física e as escolas de futebol têm um papel relevante na formação das crianças. De um modo geral, as relações dos professores são caracterizadas de acordo com o tipo de escolinha em que o mesmo trabalha. Encontraram-se diferenças estruturais nas escolinhas avaliadas, até por conta dos seus objetivos diferentes. Verificou-se que a metodologia de ensino predominante aplicada nas escolinhas é a global. Desta forma, pode-se concluir que as escolinhas dividem alguns aspetos em comum e outros distintos, tais como: a qualificação dos professores, as estruturas físicas, a preocupação com a formação social dos atletas, e o reforço da cidadania através do desporto. Contudo, faz-se importante que essas semelhanças e diferenças sejam analisadas dentro do contexto ao qual a instituição está inserida, levando-se em conta os seus objetivos.

Referências

-Arruda, M.; Bolaños, M.A.C. Treinamento para jovens futebolistas. São Paulo. Phorte.2010.

-Balzano, O.N. Metodologia dos jogos condicionados para o futsal e educação física escolar. Várzea Paulista. São Paula. Fontoura. 2012.

-Bardin, L. Análise de conteúdo. Lisboa. 2002.

-Cavalheiro, M.P. A importância da escolinha de futsal na formação da criança, na perspectiva dos pais. Trabalho de conclusão do curso Graduação em Educação Física. Centro Universitário La Salle. Canoas. Rio Grande do Sul. 2006.

-Chabatura, G. Categorias de base: logaritmo de sucesso. 2013.

-Cortez, J.A.A. Modalidades esportivas coletivas: o futebol. In: Rose Jr, D. (Org.). Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2006.

-Dias, M.M. As escolinhas de formação no futsal nas escolas particulares de Fortaleza-CE. TCC de especialização em Educação Escolar. IEFES/UFC. Fortaleza. 2012.

-Eibmann, H.J.; e colaboradores. Fútbol base: programas de entrenamiento (14 -15 años). Barcelona. Paidotribo. 1998.

-Freire, J.B. Pedagogia do futebol. Londrina. Midiograf. 1998.

-Lopes, A.A.; Silva, S.A. Método integrado de ensino no futebol. São Paulo. Phorte. 2009.

-Mattos, P.; Lincoln, C.L.A entrevista não-estruturada como forma de conversação: razões e sugestões para sua análise. Revista de administração Publica. 2005. p. 823-847.

-Molina, R.M. O enfoque teórico metodológico qualitativo e o estudo de caso: uma reflexão introdutória. In: Molina Neto, V.; Triviños, A. (Orgs.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre. UFRGS/Sulina. 1999.

-Paoli, P.B. Os estilos de futebol e os processos de seleção e detecção de talentos Tese de Doutorado-PPGEF. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro. 2007.

-Sales, R.M. Futsal e Futebol, bases metodológicas. Brasil. Ícone Editora. 2011.

-Samulski, D.M.; Vilani, L.H.P. Família e esporte: uma revisão sobre a influência dos pais na carreira esportiva de crianças e adolescentes. Belo Horizonte. Editora Health. 2002.

-Soares, A.J.G.; e colaboradores. Jovens esportistas: profissionalização no futebol e formação na escola. Motriz. Rio Claro. Vol. 17. Num. 2. 2011. p. 252-263.

-Venlioles, F.M. Escola de Futebol. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.

-Vinhão, M. A.; Bandeira, T.L. Formação do atleta de futebol nas categorias de base: o desenvolvimento motor. Revista Digital. Buenos Aires. Vol. 14. Num. 138. 2009.

-Voser, R.C.; Giusti, J.G. O futsal e a escola. Porto Alegre. Artmed. 2002.

Publicado
2016-11-06
Como Citar
Rodrigues, A. L. de P., Souza Neto, A. A., Marques, S. M. F., & Balzano, O. N. (2016). A formação de jovens atletas nas escolas de futebol em Fortaleza-CE. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(31), 340-347. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/474
Secção
Artigos: Edição Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)