A iniciação do futsal nas escolas do Ensino Fundamental II de Monte Alto-SP

  • José Renato Bolsonaro Centro Universitário Moura Lacerda
  • Samuel Gustavo Zambon Centro Universitário Moura Lacerda.
Palavras-chave: Iniciação, Futsal, Escola e métodos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como se estrutura a iniciação do Futsal nas escolas do ensino fundamental II do município de Monte Alto-SP. Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa foram à revisão de literatura, para abordagem da temática proposta, e por meio de um estudo de campo, onde nove professores do Ensino Fundamental II de escolas municipais, estaduais e particulares responderam um questionário de sete perguntas sobre a iniciação do Futsal. Após a avaliação dos resultados verificou-se que 78% dos professores inquiridos preferem adoptar como metodologia na iniciação do Futsal um método misto entre o Método Global e o Método Analítico, no Método Global a sua maior dificuldade na visão dos professores é a inclusão de alunos que não conhecem o Futsal com os alunos que já praticam a modalidade e no Método Analítico a maior dificuldade observada pelos professores é o desinteresse dos alunos por ser um método de exercícios repetitivos. De acordo também com esta pesquisa os professores em sua maioria destacaram que nas suas aulas de iniciação do Futsal, meninos e meninas participam juntos e em harmonia, apenas com certo receio por parte dos meninos. Conclui-se que a maioria das aulas de iniciação ao futsal são estruturadas através de uma metodologia de ensino baseada no método misto de ensino e que os professores se preocupam com a escolha de métodos de ensino que contemple a participação de rapazes e raparigas com materiais específicos e respeitando o desenvolvimento e as características de cada aluno em detrimento da especialização precoce.

Referências

-Apolo, A. Futsal: Metodologia e Didática na Aprendizagem. 2ªedição. Phorte. 2008. 150 p.

-Armbrust, M. Comparação entre método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 2. Núm. 5. p. 77-81. 2010. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/47/47>

-Mutti, D. Futsal: Da Iniciação ao Alto Nível. 2ª edição. Phorte. 2003. 306 p.

-Voser, R.C.; Giusti, J.G.O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. Porto Alegre. Artmed. 2002. 198 p.

Publicado
2016-11-06
Como Citar
Bolsonaro, J. R., & Zambon, S. G. (2016). A iniciação do futsal nas escolas do Ensino Fundamental II de Monte Alto-SP. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 8(31), 326-333. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/455
Secção
Artigos: Edição Especial