A relação entre o método de ensino e o conhecimento técnico-tático dos jogadores nos desportos coletivos

  • Alessandro Palaria Hora Mendonça Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia do Esporte e Treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos
Palavras-chave: Desportos Coletivos, Métodos de ensino, Conhecimentos técnico-táticos

Resumo

Introdução: Os desportos coletivos têm-se apresentado com destaque no panorama desportivo nacional. Sendo assim, os estudos sobre as metodologias de ensino tornam-se cada vez mais importantes para que os treinadores consigam trabalhar cada vez melhor e, com isso, revelar jogadores. Objectivo: Verificar a relação dos métodos de ensino no conhecimento técnico-táctico dos jogadores nos desportos colectivos. Materiais e Métodos: Foi feita uma revisão sistemática com todos os artigos nacionais encontrados que se relacionavam com o tema proposto. O material encontrado foi o resultado de oito equipas estudadas entre os anos de 2007 e 2012. Resultados:De acordo com as comparações entre os métodos foi possível perceber que o método situacional produz efeitos muito positivos em relação ao conhecimento técnico-tático processual e declarativo. Discussão:Para além de constar o efeito muito significativo do método situacional, mesmo no voleibol que se diferencia das outras modalidades, percebemos também que a sequência situacional-tradicional foi melhor do que a tradicional-situacional. Conclusão:Através do levantamento dos dados verificou-se que a aplicação do método situacional apresentou resultados satisfatórios quanto à melhoria do conhecimento técnico-tático declarativo e processual (convergente e divergente) dos jogadores, facto que pode trazer vantagens para as partidas que envolvem desportos coletivos.

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Publicado
2014-08-26
Como Citar
Mendonça, A. P. H. (2014). A relação entre o método de ensino e o conhecimento técnico-tático dos jogadores nos desportos coletivos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/283
Secção
Artigos: Edição Especial