Pressupostos teóricos que orientam o trabalho prático dos treinadores das escolas de iniciação de Futsal

  • Brisa Duarte Olivete Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Elto Legnani Bacharelado em Educação Física, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Gabriel Jungles Fernandes Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Guilherme Jungles da Rosa Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Larissa Mileski Pires Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Rodrigo Brasil Custódio Guimarães Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Rosana de Souza Bordim Bacharelado em Educação Fí­sica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Wesllen Gian Carvalho Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Futsal, Metodologia do futsal, Ensino aprendizagem no futsal

Resumo

O futsal é um desporto praticado em quase todo o mundo. Embora seja um desporto recente, as suas regras evoluíram rapidamente, provocando alterações profundas nos aspetos físico, técnicos e táticos do jogo. Entre as crianças, a sua prática inicia-se de forma precoce e no nosso país, as escolas de futsal são as grandes responsáveis ​​pela iniciação desportiva das nossas crianças, no entanto, a maioria delas não possui uma metodologia organizada. Relativamente ao processo de ensino-aprendizagem do futsal, tanto na iniciação como no alto rendimento, pode-se constatar que uma grande variedade de processos metodológicos são adotados pelos treinadores e instrutores desta modalidade. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo investigar os pressupostos teóricos que orientam o trabalho prático dos treinadores de escolas de iniciação de futsal. Participaram no estudo 12 instrutores de futsal, os quais ministram aulas em escolas de futsal da cidade de Curitiba. Para a recolha de dados foi utilizado um formulário específico, previamente elaborado e composto por questões abertas orientadas por um guião de questões, o qual permitiu uma organização flexível e ampliação dos questionamentos à medida que as informações foram sendo fornecidas pelo entrevistado. Traçando uma correlação entre a entrevista e a observação prática, foi possível observar que os treinadores foram coerentes, uma vez que as suas ações durante o treino se assemelharam com as condutas por eles declaradas. Comparando os dados recolhidos com o que a literatura recomenda, verificou-se que, nas escolas inquiridas, o processo de ensino do futsal está fundamentado nas teorias mais recentes sobre a iniciação desportiva no futsal, demonstrando uma boa qualidade dos treinadores e coordenadores.

Referências

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Publicado
2016-01-25
Como Citar
Olivete, B. D., Legnani, E., Fernandes, G. J., da Rosa, G. J., Pires, L. M., Guimarães, R. B. C., Bordim, R. de S., & Carvalho, W. G. (2016). Pressupostos teóricos que orientam o trabalho prático dos treinadores das escolas de iniciação de Futsal. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(27), 467-473. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/268
Secção
Artigos: Edição Especial