Pressupostos teóricos que orientam o trabalho prático dos treinadores das escolas de iniciação de Futsal
Resumo
O futsal é um desporto praticado em quase todo o mundo. Embora seja um desporto recente, as suas regras evoluíram rapidamente, provocando alterações profundas nos aspetos físico, técnicos e táticos do jogo. Entre as crianças, a sua prática inicia-se de forma precoce e no nosso país, as escolas de futsal são as grandes responsáveis pela iniciação desportiva das nossas crianças, no entanto, a maioria delas não possui uma metodologia organizada. Relativamente ao processo de ensino-aprendizagem do futsal, tanto na iniciação como no alto rendimento, pode-se constatar que uma grande variedade de processos metodológicos são adotados pelos treinadores e instrutores desta modalidade. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo investigar os pressupostos teóricos que orientam o trabalho prático dos treinadores de escolas de iniciação de futsal. Participaram no estudo 12 instrutores de futsal, os quais ministram aulas em escolas de futsal da cidade de Curitiba. Para a recolha de dados foi utilizado um formulário específico, previamente elaborado e composto por questões abertas orientadas por um guião de questões, o qual permitiu uma organização flexível e ampliação dos questionamentos à medida que as informações foram sendo fornecidas pelo entrevistado. Traçando uma correlação entre a entrevista e a observação prática, foi possível observar que os treinadores foram coerentes, uma vez que as suas ações durante o treino se assemelharam com as condutas por eles declaradas. Comparando os dados recolhidos com o que a literatura recomenda, verificou-se que, nas escolas inquiridas, o processo de ensino do futsal está fundamentado nas teorias mais recentes sobre a iniciação desportiva no futsal, demonstrando uma boa qualidade dos treinadores e coordenadores.Referências
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